Aprender espanhol na fase adulta? Conheça as vantagens!

You are currently viewing Aprender espanhol na fase adulta? Conheça as vantagens!
Vantagens de aprender espanhol na fase adulta

 

As crianças, sem dúvida, têm uma enorme capacidade de aprendizado. Nessa fase da vida, o cérebro parece uma esponja que absorve todo o conhecimento e, em especial, um novo idioma. Mas que fique claro: isso não significa que nós, adultos, não sejamos capazes. A experiência mostra que aprender espanhol ou outra língua é possível em qualquer idade!

E o que pouca gente sabe é que a fase adulta apresenta certas vantagens quando o assunto é aprender um novo idioma. É apenas uma questão de “mindset”, ou seja, de atitude.

Quer conhecer agora mesmo essas vantagens? Então, siga a leitura do post!

  1. Você tem um objetivo

O adulto que busca um curso de espanhol ou de inglês tem um objetivo, geralmente ligado à sua carreira. Até mesmo quando a motivação é uma viagem de lazer ou o prazer de estudar um novo idioma e uma nova cultura, o objetivo está lá.

A criança ou o adolescente têm muito mais dificuldade de se conectar com essa perspectiva de vida e perceber que aprender uma língua é abrir caminho para se relacionar com pessoas, conhecer culturas e, assim, ganhar o mundo.

  1. Você faz as suas escolhas

Compare duas situações. Na primeira, uma criança de 7 anos que frequenta um curso de idiomas aos sábados, por imposição dos pais, em uma classe lotada. Na segunda situação, um adulto que estuda depois do trabalho, no conforto de sua casa, por meio de um curso online, com aulas particulares por videoconferência.

Qual avançará mais rapidamente nos estudos? É claro que a criança terá uma vida de aprendizado pela frente, sem pressa, mas não podemos ignorar que o foco e a determinação do adulto, além de um curso adaptado às suas necessidades, contribuem para que ele trilhe um caminho mais curto.

Outro ponto que deve ser levado em conta é que o adulto valoriza muito mais o investimento que está sendo feito nesse curso de espanhol ou de inglês – tanto o investimento de tempo quanto o de dinheiro.

  1. Você já tem um repertório

Todo adulto tem fluência em pelo menos um idioma: o seu próprio. E isso pode parecer bobagem, mas ajuda muito!

O conhecimento acumulado, mesmo que de maneira inconsciente, faz com que seja possível uma percepção de como funciona a linguagem – fundamental quando se estuda um outro idioma.

No caso de um brasileiro que faz um curso de espanhol, por exemplo, esse repertório é ainda mais valioso, já que os dois idiomas compartilham da mesma raiz, o latim.

Assim, o estudante adulto utiliza sua língua materna como ponto de partida, fazendo comparações e percebendo as diferenças com muito mais facilidade do que uma criança.

  1. Você tem experiência com o estudo

Um adulto já passou por diversas experiências de aprendizado e, por isso, tem consciência das estratégias que funcionam melhor para ele. É a chamada metacognição, que não acontece com as crianças, que ainda não sabem como preferem aprender algo novo.

Quando um adulto resolve estudar idiomas, ele, a partir dessa experiência prévia, pode escolher um método que melhor se adapte às suas necessidades, não só profissionais ou ligadas ao dia a dia, mas também às suas necessidades cognitivas.

Agora que você já sabe das vantagens de se aprender espanhol ou qualquer outro idioma na fase adulta, não adie mais seus sonhos ou planos. Entre em contato conosco e conheça nossa metodologia exclusiva!

 

 

Deixe um comentário