Chile e Uruguai apresentam oportunidades para quem busca uma carreira internacional

2019-06-05
Chile e Uruguai apresentam oportunidades para quem busca uma carreira internacional

 

carreira internacional, hoje, é o objetivo de grande parte dos profissionais. Uma pesquisa da Catho, realizada com mais de 23 mil pessoas, mostrou que 79,2% dos brasileiros estão dispostos a trabalhar no exterior. Destes, 11,5% deixariam o Brasil mesmo sem nenhum benefício extra.

Ao mesmo tempo, países da América Latina chamam cada vez mais a atenção de executivos que buscam oportunidades no exterior. Isso pela proximidade geográfica e pela facilidade de adaptação ao espanhol e à cultura latina.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre alguns países que podem oferecer boas possibilidades de crescimento na carreira? Então, siga a leitura do post!

Chile

Considerado por muitos um dos melhores países para se viver, o Chile é ideal para quem busca uma oportunidade no exterior, já que alia possibilidade de trabalho a qualidade de vida.

A economia chilena é conhecida internacionalmente como uma das mais sólidas do continente. Para se ter uma ideia, segundo dados do Banco Mundial, nosso PIB per capita bate em US$ 15.153 anuais, contra US$ 23.960 dos chilenos.

Sua capital, Santiago, ganhou notoriedade por ser a cidade mais inteligente da América Latina. Para isso, foram considerados pontos como eficiência, inovação e limpeza.

Não é à toa que o Chile ocupa, hoje, o 42º lugar no ranking mundial do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), à frente de países da União Europeia, como Portugal e Hungria. O Brasil ocupa o 75º lugar.

Vale destacar que muitas multinacionais que estão no Brasil também têm escritórios no Chile. Aliás, o Brasil é um dos principais parceiros econômicos do Chile no que se refere à exportação. Entre os principais produtos chileno exportados para todo o mundo estão frutas, cobre, peixes, papel, azeitonas, vinho e produtos químicos.

Sendo assim, o Chile tem atraído cada vez mais profissionais que buscam uma oportunidade de carreira no exterior aliada a uma boa qualidade de vida.

Uruguai

No início dos anos 2000, depois de passar por diversas crises, o país resolveu ajustar suas prioridades. Dessa forma, redirecionou as exportações agropecuárias para a Ásia e Europa – com certificado de qualidade – investiu em energia renovável e na diversificação da produção. Também focou nas áreas de serviços e de tecnologia.

A alta produtividade e políticas públicas efetivas garantiram emprego e proteção social à grande maioria da população.

Mas o trunfo da economia uruguaia dos últimos anos passou a ser o turismo, hoje responsável por 8% a 10% do PIB nacional, segundo dados do governo.

Com tudo isso, o Uruguai conta com uma economia estabilizada há 15 anos e atrai cada vez mais profissionais interessados em dar início a uma carreira internacional.

Outra vantagem é que, graças a um acordo firmado entre Brasil e Uruguai, os brasileiros têm direito a morar no país vizinho sem a necessidade de visto. Apresentando um documento de identidade e a certidão negativa de antecedentes criminais no Consulado, é possível morar e trabalhar no país.

Enfim, nossos vizinhos latino-americanos são uma excelente opção para quem pensa em construir uma carreira no exterior. Mas, para isso, é importante planejar-se, o que inclui desde fluência no idioma até um conhecimento prévio sobre a cultura e hábitos locais. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo nesse processo.

 
 Compartir noticia