La Casa de Papel mostra como a cultura espanhola se renova sem perder a tradição

2019-07-18
La Casa de Papel mostra como a cultura espanhola se renova sem perder a tradição

 

Como vimos em nosso último artigo, a cultura espanhola é rica e diversa. E o melhor: está sempre se renovando, mas sem perder sua essência.

A cinematografia da Espanha é um claro exemplo disso. Ela tem como seu grande ícone Pedro Almodóvar, que despontou nos anos 80 em um movimento artístico de renovação cultural conhecido como movida madrilenha. Desde então, ele acumula grandes êxitos no cinema, além de inúmeros prêmios, como o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2003 com Tudo Sobre Minha Mãe.

Almodóvar segue brilhando, como em seu último longa, Dor e Glória, em cartaz no Brasil. Porém, dentro desse espírito de renovação, a Espanha agora desponta também na produção de séries. A terceira temporada de La Casa de Papel, aguardada há quase um ano, finalmente estreia em 19 de julho.

A história das temporadas passadas gira em torno de um grande assalto. Oito criminosos cuidadosamente selecionados executam o plano perfeito elaborado pelo Professor: roubar a Casa da Moeda da Espanha. Mas nem tudo sai como o esperado…

Pouco se sabe ainda sobre a trama da próxima temporada, mas fica a pergunta: haveria motivo para um novo assalto? Especulações levam a crer que, depois de passarem anos escondidos, Tóquio e Rio são encontrados pela polícia e o jovem hacker é capturado. Assim, a narradora da série procura a única pessoa em quem confia: Professor. O grupo é, então, reunido (com algumas novidades) para dar um golpe ainda maior no Banco da Moeda da Espanha, como uma mensagem de resistência.

Para o Professor, tal tarefa será ainda mais difícil, pois não teve 12 anos de planejamento, como da última vez. Ao mesmo tempo, essa é a oportunidade perfeita para se vingar pelas perdas sofridas nas temporadas passadas: Moscou, Oslo e seu irmão Berlim.

A trama dessa temporada não segue uma ordem cronológica, nem é narrada por Tóquio. Além disso, foi rodada em locais como Florença, Tailândia, Panamá e Madri. O resto ainda é mistério…

E então, preparado para embarcar nessa nova aventura?

Paquita Salas

É verdade que as duas temporadas de La Casa de Papel fizeram sucesso pelo mundo, mas no Brasil o êxito foi ainda maior. Por outro lado, “Paquita Salas” é a atual queridinha entre as séries espanholas, mas por aqui ainda é desconhecida.

A série conta a história fictícia de Paquita Salas, que foi uma das maiores agentes de talentos da Espanha nos anos 90. Porém, depois de ser abandonada inesperadamente pela atriz que era sua maior cliente, Paquita se encontra procurando desesperadamente por novas estrelas. Essa busca garante cenas divertidas com um elenco afinado com o roteiro, que inclui a atriz Úrsula Corberó, a Tóquio de La Casa de Papel, interpretando a si mesma.

Paquita Salas está disponível na Netflix e é mais uma oportunidade para aprender sobre a cultura espanhola e sobre o próprio idioma. Quer umas dicas de como fazer isso? Confira:

  • procure assistir com áudio e legenda em espanhol. Dessa forma você treina o ouvido, tira dúvidas e ainda observa a grafia das palavras;
  • anote o vocabulário que ainda não conhece e procure seu significado. Além de conhecer novas palavras, você entenderá como usá-las no contexto;
  • preste atenção nas expressões idiomáticas. Se ainda ficar alguma dúvida, converse com seu professor;
  • cuidado com os falsos cognatos! Muitas palavras são parecidas ou até mesmo iguais ao português, porém com significados totalmente diferentes. Tente perceber essas diferenças, principalmente pelo contexto em que elas são usadas.

Enfim, acreditamos que aprender espanhol com cultura é fundamental, inclusive para quem precisa do idioma no trabalho. Empresas e profissionais que pretendem expandir seus negócios para o exterior precisam saber que encontrarão barreiras culturais, mas que elas podem, sim, ser ultrapassadas. Nesse sentido, as séries costumam ajudar. Um curso de espanhol orientado para isso também é fundamental. Entre em contato conosco e conheça nossa metodologia!

 
 Compartir noticia