A busca da área de gestão de pessoas por profissionais qualificados

2021-11-04
A busca da área de gestão de pessoas por profissionais qualificados

 

Se no passado o setor de Recursos Humanos das empresas era limitado a serviços burocráticos, como controle de ponto, pagamentos de salários, preparação de documentação para contratação e demissão – atualmente a área tem ganhado cada vez mais espaço na construção de um ambiente organizacional saudável. A importância crescente da gestão de pessoas acontece por causa do recente protagonismo que as empresas estão dando aos seus colaboradores e não focando apenas nos resultados como no passado. A Espanhol Fluente mostrará que nessa nova era, estar qualificado é essencial para a conquista de uma nova colocação no mercado de trabalho.

Ultimamente temos assistido à manutenção da taxa de pessoas sem emprego em patamares altíssimos. Apesar da criação de mais de 2,5 milhões de vagas criadas entre janeiro e setembro/2021, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência, o número de brasileiros desempregados no país atingiu 14,1 milhões pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Diante dos números negativos é preciso compreender também que o mercado de trabalho mundial tem passado por uma grande mecanização e profissões antes primordiais perderam relevância e até mesmo foram extintas. Ao mesmo tempo, empresas têm dificuldades para a contratação de profissionais especializados e são obrigadas a oferecer salários acima do praticado no mercado na tentativa de atrair pessoas capacitadas. Entre as áreas que mais carecem de funcionários estão as relacionadas à tecnologia.

A importância do conhecimento de idiomas como habilidade essencial na seleção

Diante da quantidade de currículos que as empresas recebem quando se abre processos seletivos, os gestores de pessoal tendem a buscar os candidatos mais qualificados para avançarem para as etapas seguintes. Some-se a isso a aplicação de inteligência artificial para a seleção inicial dos postulantes aos cargos em aberto tornando o mecanismo ainda mais impessoal. Por isso, as habilidades adquiridas ao longo da formação profissional irão ter papel fundamental para se destacar entre todos os concorrentes. Para tal, dominar mais de um idioma se torna ainda mais importante nessa etapa uma vez que as empresas estão cada vez mais tendo contato com os seus pares no exterior. Mas lembre-se que não se deve colocar informações que não correspondem com a verdade no currículo.

A integração da Gestão de Pessoas aos outros departamentos nas empresas

As companhias estão sempre buscando diferentes formas de encontrar o profissional mais adequado ao posto a ser ocupado. Para tal, o setor responsável pela gestão de pessoas esboça junto ao gestor do departamento em que o futuro funcionário irá atuar para que se possa entender as habilidades necessárias à função. Assim, há uma grande integração entre as áreas e o processo tende a ser mais interdisciplinar. Logo, é preciso estar atento à atuação da empresa em que está pleiteando o emprego e o impacto que a mesma tem junto à sociedade. Cada vez se busca menos profissionais que estão focados apenas ao trabalho técnico.

Diante desse cenário e para te ajudar na capacitação profissional, a Espanhol Fluente possui cursos preparados para atender ao seu objetivo. Com metodologia própria e desenvolvida pela nossa equipe, os alunos conseguem se qualificar rapidamente e devidamente preparados para a vida bilíngue. Os nossos professores, que são nativos, possuem ampla experiência e o ritmo do curso se adapta ao aluno.

Gostou? Entre em contato conosco e vamos juntos nessa jornada!

 

 
 Compartir noticia