A gestão de qualidade necessária às organizações e como a qualificação profissional é importante para uma carreira de sucesso

2021-08-04
A gestão de qualidade necessária às organizações e como a qualificação profissional é importante para uma carreira de sucesso

 

Administrar uma empresa não é uma das tarefas mais simples. Para tal, os empreendedores precisam estar atentos a tudo o que acontece em todos os setores para compreender e criar as melhores estratégias para obter o maior benefício na venda do produto final. Com isso, é imprescindível que se tenha parâmetros para mensurar os diversos pontos que envolvem uma gestão de qualidade efetiva. Entre as diversas formas de execução para a obtenção de tal objetivo está a Key Performance Indicator (KPI) ou, em português: Indicadores Chave de Desempenho. Mas como funcionam tais métricas e como posso me preparar para obter sempre o melhor resultado nas avaliações da empresa onde trabalho?

Primeiramente, é necessário compreender que os gestores precisam determinar quais indicadores irão utilizar para acompanhar a evolução de seu empreendimento. Ao defini-los, é possível criar metas para que todos os colaboradores busquem alcançá-las, como para servir de parâmetro na produção de avaliações individuais. Com isso, as equipes envolvidas conseguem ter clareza nos objetivos propostos e as obrigações individuais e coletivas.

Porém, é preciso esclarecer que não há indicadores genéricos que podem ser usados a todas as organizações. Para ser efetivo, é preciso definir quais KPIs irão mostrar a situação do seu negócio. É preciso ressaltar que é importante que a empresa em questão esteja estruturada para a utilização da ferramenta. Para isso, é imprescindível possuir um planejamento estratégico, os processos definidos, planos de ação para ser posto em prática caso ocorra algum desvio de rota e colaboradores capacitados para analisar todos os dados produzidos ao longo do tempo da empresa e do mercado.

Dito isto, iremos mostrar alguns dos indicadores que podem ser a chave de performance de seu negócio. O primeiro é a eficiência de logística de sua empresa. Certamente é um dos principais e mais complexos por envolver diversos setores. Mais do que apenas analisar o tempo de entrega do seu produto junto ao cliente, os gestores verificam se toda cadeia desde o cumprimento dos contratos de entregas dos terceirizados até mesmo se a fabricação dos itens está de acordo com o tempo determinado. Outra referência que precisa de atenção é em relação à produtividade, qualidade e capacidade. Os três estão intimamente ligados e monitoram a eficiência da mão de obra e das máquinas à disposição e se o que está em produção mantém a excelência desejada.

Acrescente aos indicadores mais voltados à produção também os mais financeiros. Entre eles está o valor médio do seu produto que precisa estar de acordo com os seus custos, rendimento desejado e o preço praticado no mercado. A lucratividade, inclusive, é um parâmetro para a definição de estratégias para aumentar ou reduzir a produção e ou a revenda de determinado produto.

Os KPIs na gestão de pessoas

Está cada vez mais evidente que empresas são construções coletivas de indivíduos e não apenas de máquinas. É certo que o avanço da tecnologia está informatizando cada vez mais as atividades. Porém, as pessoas ainda são de extrema importância para o crescimento de um empreendimento. Portanto, os Indicadores Chave de Desempenho estão em, praticamente, todas as atividades realizadas pelos colaboradores. Com isso, é analisado o retorno de cada empregado para a organização. O turnover, que é o tempo médio de um ocupante a determinado cargo no negócio, e a efetiva retenção de talentos junto com o investimento feito – desde treinamentos oferecidos até o clima organizacional, salários e benefícios – são tópicos que são mensurados por seus responsáveis. Assim, as metas são definidas de forma clara e sem ruído de informações entre os diferentes níveis de comando e execução da empresa.

Qualificação é essencial para o sucesso profissional

Por fim, você deve estar se perguntando como se preparar para obter sempre o máximo nas avaliações de desempenho? A resposta é: se capacitando! Busque palestras, livros e conteúdos que te atualizem constantemente. Ser bilíngue também é uma forma de se destacar entre os seus colegas de trabalho. Por isso, é importante encontrar um local que te proporcione um desenvolvimento aliando tecnologia com metodologia exclusiva de ensino com resultados acima dos registrados nos métodos convencionais. Para tal, nós na Espanhol Fluente contamos com professores nativos e cursos sob medida para potencializar ao máximo o seu aprendizado e te qualificar rapidamente para o mercado de trabalho. É o que você está precisando para alavancar na sua vida profissional? Entre em contato conosco!

 

 
 Compartir noticia