Aprenda de uma vez por todas como usar “mucho” e “muy” em espanhol

2020-01-24
Aprenda de uma vez por todas como usar “mucho” e “muy” em espanhol

 

Muitas pessoas quando estão começando seus estudos em espanhol costumam fazer uma confusão na hora de usar a palavra “muito”. Na língua espanhola duas palavras possuem esse significado “mucho” e “muy”. Mas, há algumas regrinhas para usar uma ou outra na hora de falar e escrever. Veja algumas dicas da Espanhol Fluente e aprenda em que contexto é para usar cada uma dessas palavras tão parecidas.

“besame, besame mucho
como si fuera esta noche
la última vez”

Quem não lembra desse trecho da música “Besame mucho” que fez sucesso na voz de tantos artistas como Luis Miguel e Andrea Bocelli? Mas você sabe por que aqui se usa “mucho” e não “muy”? O “mucho” pode ter função adjetiva ou ter um papel de advérbio de quantidade. Geralmente, ele é empregado antes de substantivos e depois de verbos. Quando ele tiver na função de adjetivo deve concordar em gênero e número com os substantivos a que ele se refere. Ele pode ficar como “mucho”, “mucha”, “muchos” e “muchas”.

Exemplos:

Hay muchos trabajos pendientes.

Tengo muchos amigos aqui.

Tengo que trabajar mucho para comprarme esa casa.

Aprendeu como usar “mucho”? Então, vamos ao “muy”! Ele é um advérbio de quantidade e sempre vem antes de adjetivos ou advérbios.

Exemplos:

Este es un libro muy bueno.

Vive muy cerca de su oficina.

Ustedes son muy guapos. 

Mas, preste atenção em algumas exceções! Há quatro adjetivos e quatro advérbios que não são usados com “muy”, e sim com “mucho”: mayor, menor, mejor, peor,  más, menos, antes e después.

Exemplos:

Es mucho mejor hacerlo ahora.

Tengo mucho menos dinero que tú.

Quer aprender isso e muito mais? Venha estudar com a Espanhol Fluente! Entre em contato conosco e conheça nossa metodologia de estudos online

 
 Compartir noticia