Autogestão: importância e dicas para aprimorar

2020-05-26
Autogestão: importância e dicas para aprimorar

 

Dentro deste contexto de maior adoção do home office pelas empresas para que as suas atividades não sejam totalmente interrompidas durante a pandemia do novo coronavírus, o conceito de autogestão nunca foi tão importante. Descubra o que significa este termo e como ele funciona na prática neste conteúdo da Espanhol Fluente.

Ainda não há medicação específica ou vacina para combater a Covid-19. Por isso, as medidas de isolamento social são as melhores ações para evitar a maior disseminação da doença. Deste modo, as muitas empresas que não fazem parte do grupo de serviços essenciais se viram diante de uma nova realidade. Foi preciso colocar organizações e equipes inteiras em regime de home office. Mas, esta mudança de rotina do trabalho demanda que os funcionários organizem bem os seus horários a fim de manter uma alta produtividade mesmo em casa. E quando o assunto é home office, a autogestão é primordial.

 

O que é a autogestão?

Autogestão é um modelo de organização empresarial em que as tomadas de decisões não são centralizadas e que dá mais autonomia para os funcionários no cotidiano. A principal característica das empresas que adotam este método é ter uma cultura organizacional mais horizontal.

Na prática, as empresas que priorizam a autogestão distribuem as funções de forma equilibrada entre as equipes, além de apresentar um processo de tomadas de decisões em que elas ocorrem de modo uniforme. Por outro lado, a autogestão demanda muito mais disciplina e foco por parte de cada um.

 

Como manter a motivação na autogestão?

Como a autogestão é muito baseada nas capacidades e na disciplina individual, não há todo aquele controle de terceiros, ela exige que as pessoas estejam constantemente motivadas para que a produtividade se mantenha alta. Algumas dicas para manter a motivação no home office, por exemplo, são: o estabelecimento de uma rotina de trabalho em casa, o respeito aos intervalos e horários de descanso, tentar ficar longe de distrações, não ficar de pijamas o dia todo, uso de recursos digitais que facilitem as suas atividades no cotidiano e favoreça a sua comunicação com o restante da equipe, a criação de lista de atividades, entre outras.

Aprimorar autogestão melhora a performance individual no home office e também ajuda no estudo à distância. Que tal seguir todas essas dicas para incrementar o seu aprendizado em outra língua neste período de quarentena? Conheça o método único de estudos da Espanhol Fluente!

 

 
 Compartir noticia