Carnaval no Brasil x carnaval em países de língua espanhola

You are currently viewing Carnaval no Brasil x carnaval em países de língua espanhola

 

O carnaval no Brasil é uma das festas mais populares do mundo e atrai uma grande quantidade de turistas que chegam ao país para pular nos blocos de rua ou assistir aos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. Mas, o carnaval não é um destaque no calendário somente em terras brasileiras. Muitos países de língua espanhola celebram esta data, cada um a seu modo. Conheça um pouco do carnaval da Espanha, Uruguai e Peru neste artigo da Espanhol Fluente.

 

Nada melhor do que viajar para aprender um novo idioma e um dos pilares deste processo em busca da fluência é a imersão na cultura do país. O carnaval é um exemplo de festa que em cada lugar há particularidades, o que faz a festa muito diferente do carnaval no Brasil.

 

Na Espanha são realizados shows ao vivo, concursos de fantasias, festas para crianças e adultos, desfile de blocos carnavalescos (que são bem similares aos nossos), entre outros. Na Quarta-Feira de Cinzas os espanhóis fazem o “Enterro da Sardinha”, quando é feito um desfile que é a paródia de um cortejo fúnebre e termina com a queima de uma sardinha. Simbolicamente, este ato representa o enterro do passado e a renovação da primavera.

 

O carnaval no Brasil pode ser o mais animado, mas quem ostenta o título de carnaval mais longo é o Uruguai. Em nosso país vizinho a festa dura aproximadamente 40 dias! Seja em casas de espetáculos ou nas ruas, pode-se perceber a mistura de culturas que traz elementos europeus e africanos. O principal ritmo lá por Montevidéu se chama Candombe e há dois dias de desfile com bateria de tambor. Predominam três tipos de tambor: chico, repique e piano.

 

O carnaval também bomba no Peru! Neste país, a grande festa popular junta costumes andinos com tradições da selva e da costa do Peru. São vários blocos, procissões, brincadeiras e danças. Os foliões geralmente se molham com água, talco, farinha, barro e tinta. Assim como o carnaval no Brasil, no Peru em cada uma das regiões o festejo tem certas particularidades. Nos Andes, ao norte, temos a cidade de Cajamarca. Há bailes de máscaras, blocos e representações coloridas de uma figura bem próxima do nosso Rei Momo, o Ño Carnavalón.

Aqui na Espanhol Fluente você aprende além da língua! Você também conhece a cultura dos outros países. Aprenda conosco!

Deixe um comentário