Clima organizacional: como outras culturas interferem?

2020-12-07
Clima organizacional: como outras culturas interferem?

 

A construção de um bom clima organizacional dentro de qualquer empresa é fruto de uma confluência de fatores como a qualidade dos processos e a incorporação dos valores da organização por parte das equipes. Mas, você sabia que a atuação de colaboradores que conhecem hábitos e culturas de outros países também pode influenciar positivamente o clima organizacional de uma empresa? Saiba como aqui nesse conteúdo da Espanhol Fluente.

Recapitulando, o que é clima organizacional?

O clima organizacional consiste na percepção que os colaboradores têm sobre a empresa em que trabalham, o que pensam e sentem a respeito da organização. Ele tem impacto direto na satisfação dos funcionários, na produtividade, na qualidade do ambiente de trabalho e, por consequência, nos resultados do negócio.

Como é a empresa que possui um bom clima organizacional?

As empresas com um bom clima organizacional apresentam uma série de características positivas que influenciam a percepção dos seus colaboradores sobre ela como: a oferta de um ambiente de trabalho adequado, programas de benefícios, realização periódica de treinamentos, entre outras. Além disso, há um outro fator que pode ser decisivo para a empresa que quer criar ou aprimorar o clima organizacional: a atuação de funcionários que conhecem outras culturas.

Você deve estar se perguntando como o fato de ser trilíngue ou bilíngue contribui para a existência de um bom clima organizacional. O colaborador que conhece outros hábitos e culturas apresenta uma capacidade de adaptação maior, mais facilidade para interagir e se comunicar com pessoas de diversos costumes, uma visão mais aberta, entre outros aspectos importantes.

Isso se torna ainda mais positivo para a construção e aprimoramento do clima organizacional de uma empresa dentro desse contexto de globalização em que cada vez mais equipes precisam lidar com organizações de outras partes do mundo. Além disso, o colaborador também pode aprimorar a sua própria conduta no dia a dia ao aprender com hábitos de profissionais estrangeiros. Os norte-americanos, por exemplo, são conhecidos por seu pragmatismo e foco.

Agora que você já sabe todos os benefícios que o conhecimento de outras culturas, hábitos e línguas traz é hora de começar os estudos! Aprenda além do idioma com a EF!

 

 

 

 
 Compartir noticia