Como a neurociência interfere no aprendizado de uma nova língua?

2020-08-03
Como a neurociência interfere no aprendizado de uma nova língua?

 

Você já deve ter ouvido falar em neurociência e como ela é importante para que possamos entender o funcionamento do nosso cérebro. Mas, você sabia que ela interfere diretamente no aprendizado de um novo idioma? Saiba como se dá essa relação e conheça alguns benefícios de ser fluente em mais de uma língua neste artigo da EF.

O que é a neurociência?

A neurociência é uma área do conhecimento que se dedica ao estudo do funcionamento do sistema nervoso a fim de decifrar sua estrutura e desenvolvimento. A pesquisas feitas são muito abrangentes e englobam variados aspectos desse sistema tão complexo.

Os estudos da neurociência são divididos em cinco grandes grupos: neurofisiologia, neuroanatomia, neuropsicologia, neurociência comportamental e neurociência cognitiva. Este último é muito importante porque se refere à nossa capacidade cognitiva. A neurociência busca revelar como funciona nossa memória, raciocínio e formas de aprendizado.

A neurociência e a aprendizagem de idiomas

Como a neurociência investiga a maneira como o cérebro funciona e como se dá o processo de memorização de informações, ela pode ajudar muito na aprendizagem de idiomas. As descobertas dos estudos da neurociência podem servir como base de metodologias de ensino de línguas. Você pode fixar melhor o conhecimento conversando com você mesmo em outro idioma; ouvindo muita música na língua estudada e assistindo filmes; utilizando expressões do idioma estrangeiro no dia a dia, entre outras formas.

Lembre-se que aprender outros idiomas não é algo ótimo somente para dar um upgrade no seu currículo, ser fluente em outras línguas também fortalece a memória e até diminui os riscos do aparecimento de doenças cognitivas.

Quer aprender inglês ou espanhol por meio de uma metodologia baseada na neurociência?

Venha participar do nosso Grupo no Telegram e receba dicas de como aprender um outro idioma de forma eficaz e de acordo com as suas necessidades.

 

 

 
 Compartir noticia