fbpx

Como se preparar para uma apresentação em inglês

2019-10-07
Como se preparar para uma apresentação em inglês

 

Se muitas vezes é difícil falar em público na nossa própria língua, fazer uma apresentação em inglês é motivo de pânico para muita gente. Nesse momento, o profissional costuma se sentir pressionado, porque tem que dominar o conteúdo, ter desenvoltura e tudo isso sem escorregar no idioma.

A verdade é que, gostando ou não, é preciso estar preparado para essa situação. Isso porque, no mundo globalizado em que vivemos, não só as multinacionais exigem fluência no inglês. Mesmo uma empresa brasileira pode pedir que você apresente a marca para estrangeiros.

A boa notícia é que, utilizando a estratégia correta, é possível se sair bem em uma apresentação em inglês. Confira algumas dicas.

Pratique a sua apresentação em inglês

Nada supera a prática. Quanto mais você treinar, melhor ficará a sua apresentação. Mas é importante que você treine em inglês. Se você já está acostumado a falar em público em português, certamente será mais fácil preparar-se em outro idioma.

Uma boa ideia é gravar a sua fala e escutar depois. Fazendo isso, você notará quais palavras precisa substituir, quais expressões estão confusas, se o ritmo da sua fala está compreensível, entre outros detalhes.

Vale ressaltar que, em uma reunião em outro idioma, você tem duas metas: fazer uma boa apresentação e falar o melhor possível em inglês. Se o objetivo é duplo, os treinos devem ser mais frequentes também.

Estude as palavras-chaves e principais expressões

Se você ainda não é fluente ou se está com o inglês “enferrujado” mas precisa fazer uma apresentação no idioma, o melhor é fazer uma lista com as palavras-chaves do tema que vai abordar e expressões básicas utilizadas nesse tipo de situação.

Porém, é muito importante que você busque a tradução correta para elas. Além disso, exercite a pronúncia, afinal é fundamental que seu público compreenda cada palavra dita.

Lembre-se de que, no mundo dos negócios, muitas vezes não há espaço para repetições ou dúvidas. Um interlocutor estrangeiro, em uma situação profissional, vai esperar de você, no mínimo, fluência no inglês. Além disso, deslizes na comunicação podem ser desastrosos.

Esteja atento à ortografia do material apresentado

Pode parecer um detalhe, mas é dessa maneira que você conseguirá passar credibilidade. O público até perdoa equívocos na pronúncia, mas erros escritos em slides são bastante prejudiciais à imagem do comunicador.

Erros de ortografia em apresentações podem parecer desleixo, que você não se dedicou o quanto deveria ou simplesmente que não está interessado em escrever corretamente em inglês.

Caso precise, não hesite em pedir ajuda a um profissional. O importante é ter em mãos uma apresentação que lhe deixe seguro.

Faça um curso de inglês para negócios

Muitos profissionais já passaram por cursos de inglês e até “se viram” bem no idioma. Outros chegaram a adquirir fluência, mas a falta de prática fez com que o inglês ficasse “enferrujado”.

Por isso, o indicado é que profissionais que lidam com reuniões ou apresentações para estrangeiros façam um curso de inglês com foco em negócios. Além de terem contato com um vocabulário específico, podem treinar para situações em que o idioma é exigido, simulando a prática do seu próprio ambiente profissional.

Pensando nisso, criamos um curso para que você desenvolva seu inglês como sempre sonhou. No dia 07 de outubro, às 20h30, teremos o webinar “Quer ser fluente em inglês? Saiba por onde começar”, em que conversaremos um pouco sobre o tema e apresentaremos esse novo formato de curso de inglês voltado para negócios. Faça sua inscrição aqui e saiba como estar preparado para uma apresentação em inglês, a verdadeira prova de fogo do idioma!

 
 Compartir noticia