Cultura organizacional e gestão multinacional: desafios e soluções

2020-08-26
Cultura organizacional e gestão multinacional: desafios e soluções

 

Não há dúvidas sobre a importância da cultura organizacional para o sucesso de uma empresa. Mas, qual é o seu papel quando falamos da gestão de uma multinacional? Reproduzir a cultura organizacional de uma matriz estrangeira em suas franquias localizadas em outros países impõe desafios. Saiba como solucionar essa questão neste artigo da Espanhol Fluente.

 

Primeiramente, cabe relembrar o que é a cultura organizacional de uma empresa. Ela é um pilar importante para qualquer negócio porque representa os valores principais da organização e norteia a atuação da equipe no dia a dia. Ter uma boa cultura organizacional é fundamental para gerar o engajamento dos colaboradores.

 

A implementação e incorporação da cultura organizacional por parte dos colaboradores de uma empresa é uma tarefa mais difícil para as franquias que possuem matrizes estrangeiras. Como reproduzir os mesmos valores de uma empresa fundada em outro país, distante fisicamente e que é permeada pela cultura local? A chave está no aprendizado do idioma e na imersão dos franqueados na cultura do país de origem da organização.

 

Para que uma matriz reproduza a sua cultura organizacional nas franquias é fundamental que as equipes e lideranças das duas partes estejam em contato. Isso se dá por meio de treinamentos, suportes, eventos corporativos, convenções e colaboradores que serão multiplicadores da cultura organizacional da matriz dentro das franquias.

 

Quando as equipes franqueadas aprendem o idioma nativo da empresa matriz é derrubada a barreira da língua, um elemento básico para reprodução da cultura organizacional. O diálogo se dá de forma mais eficiente e sem ruídos, os colaboradores entendem melhor os comunicados e as notícias que saem na imprensa estrangeira sobre a matriz, etc.

 

Um outro fator essencial para que a cultura organizacional das franquias seja um espelho de suas matrizes estrangeiras é a imersão dos franqueados na cultura local. Isso é algo importante porque não podemos esquecer que a cultura de um país reflete diretamente no comportamento das pessoas, o que influencia também a conduta dos colaboradores no trabalho. Um exemplo é a questão da hierarquia. Ela é um traço marcante do Brasil, mas é totalmente diferente em países escandinavos ou nos Estados Unidos.

 

O que esse cenário nos mostra é que quem deseja atuar em uma empresa multinacional e incorporar a cultura organizacional da sua matriz no cotidiano deve ser fluente no idioma do outro país e conhecer a cultura dele. A Espanhol Fluente atende essas duas necessidades! Aqui nós oferecemos cursos de espanhol e inglês para brasileiros com professores nativos, além de curso de português para estrangeiros que vieram trabalhar por aqui.

 

Comece hoje mesmo a dar um upgrade na sua carreira e conheça os cursos de línguas da Espanhol Fluente. Todos eles são voltados para o ambiente corporativo e contemplam também um estudo aprofundado da cultura dos países. Quer ficar por dentro da nossa metodologia? Participe do nosso Aulão Gratuito de Espanhol na quinta, dia 27, às 19h30. Você vai conhecer a nossa abordagem para ensinar idiomas de uma forma que atende todas as necessidades no seu dia a dia. É só clicar nesse link e se inscrever!

 

 
 Compartir noticia