Empresas familiares: conseguem se internacionalizar?

2020-09-01
Empresas familiares: conseguem se internacionalizar?

A expansão dos negócios com atuação em solo estrangeiro costuma ser um dos maiores desejos das empresas que querem conquistar novos mercados. Mas, será que as empresas familiares são capazes de fazer negócios internacionais, independente do seu porte? A Espanhol Fluente te conta alguns aspectos para prestar atenção nesse momento.

As empresas familiares são protagonistas no cenário econômico nacional. Segundo conteúdo publicado pelo portal da Revista Exame no ano passado, dados do IBGE e do Sebrae mostravam que 90% das empresas no Brasil eram familiares. A posição de destaque dessas empresas é fruto da adoção de modelos de gestão mais eficientes e da introdução de novas tecnologias.

Hoje, uma outra tendência vêm atraindo os tomadores de decisão das empresas familiares: a internacionalização. Independente de porte e/ou segmento, é primordial fazer um planejamento robusto que leve em conta alguns pontos fundamentais como:

– Conhecimento sobre as diferenças de mercado entre os dois países, além das suas regras;

– Processos adaptados para a realidade do país em que a empresa vai se fixar;

– Análise detalhada de riscos e oportunidades;

– Práticas de governança corporativa eficientes;

– Entre outros.

E para satisfazer todas essas necessidades elencadas acima são imprescindíveis a fluência no idioma do país onde a filial será implementada e conhecimento sobre a sua cultura. A expansão das empresas familiares deve levar em consideração a língua, o comportamento, os gostos e os interesses de um novo público-alvo. Esses novos clientes foram “moldados” por uma outra cultura, diferente da empresa de origem.

Empresas familiares com colaboradores e gestores que falam a língua do país onde a filial será instalada e conhecem a cultura desse país conseguem criar produtos e/ou serviços específicos para a população local. Além disso, pode ficar mais fácil estimular a inovação.

Você integra a equipe uma empresa familiar que está processo de internacionalização e quer se destacar para viver uma experiência de trabalho em outro país? Acesse o nosso site e conheça mais a nossa metodologia de ensino.

 

 

 

 
 Compartir noticia