Estresse no trabalho: como interfere no aprendizado?

2020-08-11
Estresse no trabalho: como interfere no aprendizado?

 

Cuidar da saúde mental é essencial para que o indivíduo consiga manter uma boa produtividade e aproveitar os seus momentos de lazer. No entanto, um dos vilões da rotina moderna impede que esse equilíbrio seja alcançado: o estresse. Saiba como o estresse no trabalho interfere no aprendizado nesse conteúdo da Espanhol Fluente.

O estresse no trabalho pode ser causado por fatores diversos como ausência de espírito de equipe, desencontro de informações, liderança confusa e metas irreais. Infelizmente, as consequências de toda essa pressão sofrida pelo colaborador no ambiente de trabalho não fica restrita a este espaço. Na maioria das vezes, o indivíduo acaba desenvolvendo sintomas físicos como taquicardia, respiração ofegante e o tensionamento de músculos, além de doenças emocionais como a depressão.

O estresse no trabalho ainda pode causar dificuldades no processo de aprendizagem. Uma das consequências do estresse é o aumento da liberação de um hormônio chamado cortisol pelo cérebro. Essa substância, por sua vez, afeta diretamente a parte do cérebro que é responsável pelo aprendizado, memória e a capacidade de concentração.

 

Controle de estresse no trabalho te ajuda a aprender de forma mais fácil

Controlar o estresse no trabalho é crucial para que uma pessoa consiga ser uma boa profissional e se capacitar nas horas vagas. Uma das formas de conseguir esse controle é por meio de exercícios como a meditação. Ela ajuda a diminuir os níveis de estresse e aumentar o tamanho do seu hipocampo, algo que melhora a memória.

E no ambiente corporativo? Como agir para diminuir o estresse no trabalho? São exemplos de atitudes e ações efetivas: ser claro com expectativas, reavaliar pensamentos negativos, alimentar-se bem, etc. Além disso, uma ótima solução é o investimento de tempo em capacitação. Lembre-se que quanto mais capacitado é um profissional, menos esforço mental e físico ele fará no momento de realizar alguma tarefa.

Aprender uma nova língua, por exemplo, pode ajudar também no desenvolvimento de soft skills como liderança e pró-atividade. Que tal adotar cursos de idiomas in company para diminuir o estresse no trabalho ao mesmo tempo em que capacita os seus colaboradores? Conheça a metodologia única da Espanhol Fluente!

 
 Compartir noticia