Estudo mostra que cultura latina só enriquece ambiente profissional

2019-03-21
Estudo mostra que cultura latina só enriquece ambiente profissional

 

Os executivos latinos têm uma maneira própria de atuar no mundo dos negócios. Por uma questão cultural, apresentam uma abordagem orientada para a equipe, estabelecendo uma conexão mais emotiva e uma agilidade maior para tomar decisões em momentos cruciais.

No livro, “Auténtico: The Definitive Guide to Latino Career Success”, Andrés Tapia e Robert Rodriguez, a partir de entrevistas com 20 desses profissionais, afirmam que essa cultura latina, mais do que nunca, precisa ser respeitada e valorizada no ambiente corporativo.
Isso porque ainda há muitas críticas em relação à atuação dos executivos latinos relacionadas, exatamente, a pontos valorizados em sua cultura. Sendo assim, Tapia e Rodriguez colocam como um grande desafio para as empresas multinacionais que querem atrair latinos – e todas essas qualidades citadas – um aprofundamento sobre seus próprios valores culturais.

Sim! As companhias precisam perceber que, muitas vezes, padrões estabelecidos são subjetivos e não fazem sentido nenhum para outras pessoas. Dessa forma, faz-se necessária, segundo os autores, uma distinção entre os requisitos reais do trabalho e as preferências culturais.
Para eles, a América corporativa precisa de autoconsciência, além de informação sobre a cultura latina, suas diferenças e semelhanças com o padrão europeu/norte-americano de atuar no ambiente profissional.

Mudanças pró-ativas são necessárias não apenas para que os latinos se sintam bem-vindos, mas também para que saibam que não precisam sacrificar sua identidade para serem aceitos.

E as empresas precisam entender que elas se beneficiam das diferenças que os latinos trazem ao local de trabalho e parar de pedir-lhes que anulem essas diferenças, afinal é exatamente o biculturalismo que enriquece o ambiente profissional.

Mas, por outro lado, é verdade que as empresas enfrentam um problema grave: apesar de serem biculturais, os latinos não são bilíngues. Esses executivos apresentam uma enorme facilidade de se movimentarem em ambientes culturais variados, porém muitas vezes não conseguem demonstrar todo esse potencial por conta da barreira linguística.

Como a tendência global é de que os latinos estejam cada vez mais presentes nas corporações, empresas e executivos precisam se preparar para isso. As empresas, como vimos, com uma mudança de cultura corporativa. Já os executivos, com um empenho no aprendizado de idiomas.

Quer começar a se preparar para aproveitar da melhor forma o seu biculturalismo?

Então, entre em contato conosco e conheça nosso curso de Espanhol para Negócios, afinal, a América Latina está cheia de oportunidades. Seja um cidadão do mundo!

 
 Compartir noticia