Motivação no trabalho: como saber se estou no lugar certo?

2021-05-14
Motivação no trabalho: como saber se estou no lugar certo?

 

Se você não sente vontade de sair da cama para ir trabalhar, apresenta alterações de humor durante o expediente ou não tem planos que envolvam a empresa é hora de acender um sinal de alerta. Isso porque esses são alguns sintomas de que está faltando motivação no trabalho. Aí é necessário fazer uma reflexão para descobrir as causas desse sentimento e saber se você está no lugar certo. Entenda a importância da motivação no trabalho e conheça alguns dos principais motivos para a sua ausência nesse conteúdo da EF.

Ter motivação no trabalho é algo essencial porque é ela que te move no dia a dia. Uma pessoa que trabalha de forma motivada é produtiva, consegue alcançar metas e ter bons resultados. Portanto, ter motivação no trabalho vai além da vontade de se manter no emprego. Ela se relaciona com todas as suas ações no ambiente corporativo, desde as mais simples até as tomadas de decisões mais complexas. Além disso, a motivação no trabalho influencia diretamente no comportamento do profissional no trabalho e na maneira como ele se relaciona com os colegas.

O que causa a falta de motivação no trabalho?

A motivação no trabalho é uma questão de sentimento que é individual. Ela pode ser afetada por fatores diversos como falta de investimento nos funcionários e reconhecimento, ausência de infraestrutura adequada e suporte, clima organizacional ruim, impossibilidade de crescimento, etc.

O primeiro passo para resolver esse problema da falta de motivação no trabalho é descobrir a causa dela. Ela pode ser ocasionada por fatores citados acima e que estão relacionados ao cotidiano da empresa ou pelo fato de que você pode ter escolhido a carreira errada.

Para saber se você optou pela profissão errada é necessário perceber alguns pontos. Um importante sinal é quando você só se importa e foca na questão do salário, no dia de receber. As reclamações constantes sobre o trabalho para familiares e amigos é outro sinal.

Pensar sempre em outras alternativas de trabalho e/ou em enveredar pelo caminho do empreendedorismo são indícios de que a falta de motivação no trabalho é uma realidade porque você escolheu a carreira errada.

A falta de motivação no trabalho traz uma série de consequências para o negócio como a redução da produtividade, a queda nas vendas, o não cumprimento de prazos, um atendimento de má qualidade, aumento da reclamação de clientes, sobrecarga de outros colaboradores, entre outros danos.

E como resolver o problema da falta de motivação no trabalho?

Nesses casos em que a falta de motivação no trabalho é causada pelo fato de que o indivíduo escolheu a carreira errada , o ideal é que a pessoa descubra que profissão ela se sentirá realizada e torne seus sonhos uma realidade. Já nos casos em que a ausência de motivação no trabalho é ocasionada por problemas do ambiente corporativo, as próprias empresas podem tomar boas medidas.

O combate à falta de motivação no trabalho pode ser feito por meio de diversas ações positivas para melhorar o clima organizacional. E um dos destaques é, sem dúvidas, o investimento em treinamentos. Eles são importantíssimos para manter pessoas e equipes motivadas. Isso porque a oferta de capacitação desenvolve o profissional e mostra que a empresa se preocupa com seus colaboradores. Esses treinamentos podem ser divertidos e envolver técnicas de gamificação, por exemplo. Assim, a empresa consegue transmitir conhecimento e gerar engajamento ao mesmo tempo.

Você sabia que o aprendizado de idiomas também pode ajudar a combater a falta de motivação no trabalho? Isso porque ao aprender uma outra língua a pessoa faz também uma imersão em uma nova cultura. Dessa maneira, o indivíduo adquire mais empatia, se torna mais tolerante e sabe lidar melhor com pessoas diferentes também.

Como é sabido que aprender um novo idioma é algo excelente para o currículo, quem está estudando uma outra língua se sente mais motivado para crescer dentro da empresa e melhorar a sua colocação no mercado. O profissional bilíngue ou trilíngue  se mostra também mais confiante diante de novos desafios que envolvam mudanças para outros países, por exemplo.

Faça um curso de idiomas totalmente voltado para o ambiente corporativo e dê um upgrade na sua carreira! A EF tem uma metodologia diferenciada e as aulas são totalmente online.

Venha conhecer a nossa metodologia na prática! Participe do nosso Aulão de Espanhol Aberto no dia 20/05 (Quinta-Feira) às 21h!

Inscreva-se: espanhol-fluente.com/aulao-de-espanhol

 

 
 Compartir noticia