Networking é uma boa opção também para quem quer praticar o espanhol

2019-05-30
Networking é uma boa opção também para quem quer praticar o espanhol

 

Todo profissional sabe que ter um bom currículo, formação acadêmica adequada e conhecimentos em línguas estrangeiras são requisitos básicos para uma boa colocação no mercado de trabalho. Porém, muitas vezes isso parece não ser suficiente. Aí entra o networking, que nada mais é do que uma rede eficaz de contatos profissionais.

Mas, para que seja realmente eficiente, o networking precisa ser uma rotina. Caso contrário, pode parecer uma falsa aproximação e, até mesmo, criar efeitos negativos.

Há diversos momentos em que o profissional pode fazer networking: reuniões, congressos, palestras, eventos sociais, entre outros. O importante é que essa rede seja construída de forma natural.

Um bom momento para isso pode ser em um grupo de profissionais interessados em aprender ou aperfeiçoar um idioma, principalmente com foco em negócios.

E não estamos falando simplesmente da aproximação de alunos em uma sala de aula tradicional, com pessoas que têm objetivos diversos, que estão cansadas, querendo apenas terminar ir embora. Estamos falando de um ambiente propício, montado exatamente para que esses profissionais possam fazer networking enquanto praticam o idioma.

Quer saber como funciona? Então, siga a leitura do post e descubra mais essa maneira de inserir a língua estrangeira no seu dia a dia e, assim, otimizar o aprendizado. Vamos lá?

Utilize a tecnologia a seu favor

Hoje, pela comodidade, eficiência e redução de custos, muitos profissionais têm optado por aprender um idioma matriculando-se em  cursos online por videoconferência. E, da mesma forma que as ferramentas tecnológicas aproximam aluno e professor, podem reduzir distâncias entre profissionais.

Na Espanhol Fluente, temos um grupo no Facebook voltado exclusivamente para alunos do curso Espanhol para Negócios. São executivos, diretores e gerentes de grandes empresas que aproveitam esse espaço para praticar o idioma e estabelecer relações profissionais.

Nossos professores, por vezes, “puxam conversas” e até promovem encontros virtuais. O grupo pode, por exemplo, reunir-se em uma quinta à noite para falar sobre vinhos. Em espanhol é claro!

Os participantes também são estimulados a se apresentarem e a interagirem entre si, ou seja, a fazer networking.

Construa um networking internacional

Para quem tem como foco a carreira no exterior, uma estratégia baseada em networking é fundamental. Ela facilita e muito o processo de contratação.

Mas se engana quem pensa que basta sair trocando cartões com estrangeiros. Para que estes novos contatos profissionais se transformem em relacionamentos duradouros é preciso seguir alguns passos.

O primeiro deles é a fluência no idioma. Não há possibilidade de se estabelecer um bom networking internacional sem o domínio da língua estrangeira. Afinal, você precisará comunicar-se com desenvoltura com essa rede de relacionamentos profissionais que vai formar.

Porém, esse não pode ser um obstáculo para você. Hoje, é possível participar de uma reunião em espanhol, por exemplo, depois de três meses de curso.

Para construir um bom networking, aproveite da melhor maneira possível contatos feitos em uma viagem ou uma reunião de negócios. Além disso, redes sociais como o LinkedIn podem contribuir para a manutenção desses contatos.

E lembre-se: não basta fazer contato, precisa ser com as pessoas certas! E essas não são apenas aquelas que tomam a decisão de contratar. As chamadas “pessoas-meio” também são de extrema importância. Existem três tipos que devem fazer parte do seu networking:

  • informantes – são as pessoas com informações que você precisa ou que sabem que as tem. Aproveite para fazer ao informante todas as suas perguntas;
  • intermediários – que garantem a aproximação entre você e o tomador de decisão. Estimule o intermediário para que ele o leve até quem você quer;
  • influenciadores – que emprestam seu prestígio para que você chegue ao tomador de decisão. Você pode citar o influenciador intencionalmente logo no começo da conversa.

 E tenha sempre em mente que o networking é como uma via de mão dupla, em que deve haver a troca de informações, conhecimentos e indicações, sempre de forma natural. É exatamente essa ajuda mútua que traz os benefícios reais aos profissionais com uma boa rede de contatos.

Cuide bem do seu networking e conte com a Espanhol Fluente para ajudá-lo nessa tarefa!

 
 Compartir noticia