fbpx

O sucesso dos alunos é o que me motiva

2019-10-14
O sucesso dos alunos é o que me motiva

 

Quem me acompanha no blog ou nas redes sociais sabe que, semanalmente, são publicados, nesses espaços, artigos que destacam a importância da fluência no inglês e no espanhol para a carreira dos profissionais brasileiros.

Toda essa preocupação faz parte de meu dia a dia na Espanhol Fluente. Sempre procuro enfatizar o quanto idioma e cultura estão ligados e como essa relação influencia diretamente nas negociações em outra língua, porque isso faz parte da minha experiência profissional.

Assim, em nossos cursos de espanhol ou inglês com foco em negócios, dou muita ênfase a essa questão, que pode parecer um detalhe, mas, nas verdade, é fundamental para a assinatura de um contrato, porque cria vínculos com o cliente, com a empresa parceira e estabelece uma sensação de pertencimento entre os membros da equipe de trabalho fora do Brasil.

Também costumo salientar que hoje não basta ter o idioma no currículo. É preciso saber utilizá-lo na prática. Não é a mesma coisa falar uma outra língua e ser bilíngue. Não é a mesma coisa viajar a negócios e se sentir em casa trabalhando no estrangeiro. Por isso, compreendendo a dor de meus alunos, desenvolvi essa metodologia que foca realmente nos resultados obtidos por eles.

Acredito nessa visão ampla do idioma, na qual a cultura é parte fundamental, porque permite a compreensão do outro como alguém que é diferente, facilitando uma aproximação. Também sempre digo aos meus alunos que nós, latinos, não fechamos negócios com empresas, mas, sim, com pessoas. E, para que esse relacionamento seja verdadeiro, precisamos falar na mesma língua. Não somente nos temas relacionados a negócios, mas também com tudo que tem a ver com sua forma de viver, de pensar.

Trata-se de uma comunicação que fazemos fora da apresentação empresarial. Ela acontece em um restaurante, no happy hour, em uma conversa um pouco mais intimista, tomando um café ou um vinho.

Tudo isso é produto da minha experiência. Há mais de 15 anos, quando cheguei ao Brasil, depois de sair do Uruguai (meu país de origem) e passar a trabalho por Espanha, Estados Unidos, Israel e outros países, senti a necessidade que as pessoas tinham de se comunicar de forma inteligente e eficiente, afinal, eu mesma havia vivenciado os prós e contras dessa carência.

Com esse foco, passei a me dedicar a ajudar esses profissionais que me procuravam. Então, paralelamente à minha primeira área de atuação – tecnologia – fundei a Espanhol Fluente. Acabei me apaixonando pelos cursos e pela escola, o que me levou a uma busca por aperfeiçoamento, com cursos de metodologia, didática e coaching em países como Inglaterra, Espanha e Chile.

Esse trabalho, inclusive, me rendeu o reconhecimento da FIDESCU (Espanha). Hoje faço parte do board e ajudo os alunos na certificação DIE.

Mas, sem dúvida, o maior reconhecimento para mim vem de meus próprios alunos. Não são poucas as vezes em que saem de uma reunião em espanhol ou em inglês e me mandam uma mensagem dizendo o quanto estão felizes, que não imaginavam que em tão pouco tempo conseguiriam chegar onde chegaram.

Tenho compartilhado alguns desses depoimentos nas redes sociais da Espanhol Fluente porque tenho muito orgulho desses profissionais que, apesar da rotina atribulada, desafiaram-se a aprender ou a se aperfeiçoar em um novo idioma e me escolheram para guiá-los por esse caminho. Também sinto que meu trabalho vale a pena, que consigo entregar essa promessa de resultados.

O artigo de hoje vai para agradecer a cada um desses alunos que confiou no meu trabalho. É por vocês que me dedico e me empenho. É por vocês que assisto às aulas, guiando cada professor da Espanhol Fluente para que esse momento seja aproveitado da melhor forma possível pelo profissional.

E os resultados estão aí, no depoimento de cada um, no sucesso de suas carreiras que, ao final, é o sucesso da Espanhol Fluente também.

Muchas gracias.

Ana Zalcberg

Fundadora e diretora da Espanhol Fluente

 
 Compartir noticia