Perfil comportamental: interfere no aprendizado de idiomas?

2020-11-24
Perfil comportamental: interfere no aprendizado de idiomas?

 

Muito utilizado por gestores de empresas, o estudo do perfil comportamental de cada membro das equipes de trabalho é fundamental para reconhecer quem se adequa melhor a determinadas funções. Mas, você sabia que o perfil comportamental também pode influenciar o aprendizado de idiomas? Descubra como neste conteúdo da Espanhol Fluente!

O que é o perfil comportamental?

A análise do perfil comportamental é muito útil para as organizações porque fornece informações importantes para os gestores. Ele decodifica posturas que as pessoas adotam diante certos estímulos e situações específicas, mostra como elas lidam com problemas, desafios, regras, mudanças e interagem com outras pessoas.

Há quatro tipos de perfil comportamental, confira as características principais de cada um deles:

Comunicador: pessoas com esse perfil comportamental são mais extrovertidos e ativos. Elas também têm uma boa capacidade de adaptação e, claro, são bem comunicativas. Apresentam também rapidez, agilidade e prezam por um ambiente harmonioso;

Executor: esse é um perfil comportamental que caracteriza pessoas mais ativas, dinâmicas e com capacidade de liderança. Essas pessoas assumem riscos, gostam de desafios e são focadas em resultados;

Planejador: indivíduos com esse perfil comportamental são mais tranquilas e têm muito autocontrole. Trabalham melhor com regras bem estabelecidas e são flexíveis. São pessoas mais observadoras e disciplinadas;

Analista: quem tem esse tipo comportamental costuma ser mais preocupado, rígido e discreto. São pessoas calmas, sensíveis e um pouco mais retraídas.

O perfil comportamental e o aprendizado de línguas

Como o perfil comportamental se relaciona com a capacidade de assimilação de novas informações, de lidar com regras e se comunicar, ele também pode influenciar a maneira como cada um aprende um outro idioma. Pessoas mais introvertidas e reservadas de perfil analista, por exemplo, podem ter um ritmo de assimilação um pouco mais lento. Isso acontece porque elas tendem a se expor menos na hora de falar, por exemplo.

Quem tem o perfil comportamental predominantemente executor é mais focado em resultados, o que pode gerar ansiedade no momento do aprendizado. Já o perfil comportamental comunicador apresenta características que favorecem o aprendizado de outras línguas. Pessoas desse perfil se adaptam mais facilmente e se comunicam melhor, sem medo de errar na pronúncia de palavras, por exemplo.

Mas, não importa qual é o seu perfil comportamental. Na Espanhol Fluente você aprende outros idiomas por meio de uma metodologia única que se encaixa para todos os tipos. A partir do nosso método pedagógico diferenciado e plataforma virtual exclusiva, todos os alunos alunos desenvolvem rapidamente as habilidades de comunicação: fala, audição, leitura e escrita. Em apenas 12 meses, nossos alunos falam e escrevem como nativos! Entre em contato e conheça mais sobre os nossos cursos!

 
 Compartir noticia