Postura profissional: como melhorar?

2021-03-12
Postura profissional: como melhorar?

Postura profissional: como melhorar?

Ter uma boa qualificação e as habilidades técnicas necessárias para exercer suas funções são pontos fundamentais para que um profissional seja bem avaliado e chame a atenção de recrutadores. No entanto, há um outro fator muito importante que deve ser levado em consideração e trabalhado constantemente: a postura profissional. Saiba como melhorar a postura atual e entenda como ser fluente em outro idioma pode contribuir positivamente nesse conteúdo da EF.

Se manter atualizado, investir em cursos e participar de treinamentos são ações imprescindíveis para trabalhar as hard skills de um profissional, que são as competências técnicas que o indivíduo possui. Mas para ser um profissional completo e se destacar não basta somente ter o conhecimento da sua área de atuação. Ter uma boa postura profissional pode ser um diferencial dentro do ambiente corporativo. Isso porque ela é determinante para o crescimento em qualquer carreira e influencia diretamente o relacionamento do profissional com seus colegas de trabalho. Além disso, a postura profissional também se relaciona com o processo de tomada de decisões.

Boa postura profissional depende de aprimoramento de soft skills

As soft skills são aquelas habilidades que se relacionam com a personalidade e comportamento do profissional. Elas envolvem aptidões mentais, emocionais e sociais. Por serem subjetivas, as soft skills são difíceis de serem mensuradas. De acordo com um estudo publicado pela revista Exame, entre as principais soft skills nos dias atuais estão a inteligência emocional, criatividade, colaboração, pensamento crítico e flexibilidade cognitiva. Ou seja, um profissional com boa postura profissional deve reunir esses pré-requisitos.

As soft skills, tão necessárias para quem quer aprimorar a sua postura profissional, podem sim ser trabalhadas. Elas dependem das vivências do indivíduo, suas experiências e cultura. Mas de que forma é possível melhorar nesse sentido? A chave está no aprendizado de outros idiomas.

Quem se torna fluente em uma outra língua e entra em contato com outras culturas consegue melhorar a sua postura profissional na medida em que:

– A pessoa se torna mais confiante ao superar o desafio que é aprender outra língua;

– Isso acaba se tornando um facilitador de viagens desse profissional que pode conseguir uma promoção e ir trabalhar na sede e nas filiais da empresa em outros países;

– Conhecer outras culturas também estimula a criatividade e a inovação;

– O indivíduo melhora a sua capacidade de comunicação e interage com mais facilidade com pessoas e equipes de diferentes backgrounds;

– Entre outros benefícios.

Claro que não dá para deixar de lado o básico que toda pessoa com boa postura profissional precisa: pontualidade, atenção à vestimenta, respeito à política da empresa, separação da vida profissional da pessoal, tratamento adequado aos colegas, ética e ficar longe de fofocas são alguns exemplos.

Que tal começar hoje mesmo a aprimorar a sua postura profissional de uma maneira que agrega conhecimento? Vem para a Espanhol Fluente! Aqui você aprende outro idioma a partir de uma metodologia totalmente focada no ambiente corporativo e te proporciona uma imersão em outra cultura. Entre já em contato conosco!

 

 

 
 Compartir noticia