Prática é fundamental para quem quer manter fluência no inglês

2019-09-30
Prática é fundamental para quem quer manter fluência no inglês

 

Muitas pessoas dedicaram anos ao estudo do inglês, porém, quando realmente precisam utilizá-lo – geralmente por questões profissionais – descobrem que estão com o idioma totalmente “enferrujado”.

Isso porque a língua estrangeira não é como andar de bicicleta. Sem a prática constante, ela acaba sendo esquecida. Não tem como escapar: praticar ainda é a única maneira de manter a fluência e se aperfeiçoar em um idioma.

Além disso, sabemos que, no mundo dos negócios, deslizes na comunicação podem ser desastrosos. Um interlocutor estrangeiro, em uma situação profissional, vai esperar de você, no mínimo, fluência no inglês. Não há espaço para dúvidas ou repetições.

E nos detalhes da conversa podem estar pontos cruciais da negociação. Por isso, você também tem que compreender muito bem tudo o que é dito em inglês.

Sendo assim, separamos algumas dicas para que você consiga praticar o idioma. Confira.

Ler

A leitura ajuda você a memorizar as palavras que já conhece e também a aprender outras. Além disso, é uma oportunidade de ter contato com o modo como as ideias são apresentadas e organizadas nos textos, como os fatos são relatados, como um assunto puxa o outro.

Enfim, ler ajuda muito a manter e a desenvolver a fluência em inglês. Você pode, inclusive, ler alguns textos em voz alta. Isso facilita a fixação das ideias e contribui para que se perca aquela vergonha tão habitual que surge na hora de falar outro idioma.

Depois de ler o texto, tente fazer um resumo dele, falando em inglês, como se tivesse que explicá-lo para alguém. Dessa forma, você treinará a organização das ideias em outro idioma.

Ouvir

Ouvir é muito importante. Afinal, se você perde a habilidade de compreender o que as pessoas dizem, terá dificuldades para se comunicar bem.

Para isso, procure ouvir músicas, assistir a filmes, entrevistas, palestras, enfim, todo o material que encontrar com áudio em inglês.

Siga nossas dicas para um aproveitamento melhor:

  • na primeira vez, procure assistir ao material com áudio e legenda em inglês. Dessa forma você treina o ouvido, tira dúvidas e ainda observa a grafia das palavras;
  • anote o vocabulário que ainda não conhece e procure seu significado. Além de conhecer novas palavras, você entenderá como usá-las no contexto;
  • preste atenção nas expressões idiomáticas. Se ainda ficar alguma dúvida, converse com seu professor.

Escrever

Procure escrever algo naturalmente. Tente, por exemplo, fazer anotações em inglês, como a lista de compras, observações durante uma palestra etc.

Fazer esse tipo de anotação em outro idioma ajuda a manter em seu cérebro as palavras e expressões conhecidas. Se não souber uma palavra, anote-a em português mesmo e depois pesquise como ela é falada em inglês.

Tente, em suas anotações, organizar a ideias. Isso contribui muito para quando você estiver em uma conversa e precisar raciocinar em outro idioma.

Falar

Sem dúvida, falar em inglês é mais complicado do que qualquer uma das habilidades que citamos até aqui. É falando que mostramos o que realmente sabemos. É a prova de fogo do idioma.

Por isso, a conversação é parte fundamental do processo de quem quer manter a fluência no inglês. É verdade que nem sempre temos um grupo de amigos para conversar em outro idioma.

Sendo assim, o melhor é um curso de inglês voltado para conversação. Hoje, é possível ter aulas online por videoconferência de maneira muito prática e flexível.

Para quem precisa do idioma para o trabalho, o recomendável é um curso de inglês para negócios, incluindo os jargões do dia a dia no trabalho e discussão de cases para raciocínio e comunicação.

Pensando nisso, criamos um curso para que você desenvolva seu inglês como sempre sonhou. No dia 07 de outubro, às 20h30, teremos o webinar “Quer ser fluente em inglês? Saiba por onde começar”, em que conversaremos um pouco sobre o tema e apresentaremos esse novo formato de curso de inglês voltado para negócios. Inscrições aqui.

 
 Compartir noticia