Profissões em alta: quais competências necessárias?

2021-05-11
Profissões em alta: quais competências necessárias?

 

Muitas pessoas acreditam que fazer a opção pelas profissões em alta é a chave para o sucesso. Mas será que isso é o que vai garantir o seu crescimento e uma carreira bem-sucedida? A EF te conta quais competências são necessárias para alcançar o êxito profissional e como trabalhar habilidades importantes nesse conteúdo.

De acordo com reportagem do portal InfoMoney, tecnologia, finanças e saúde estão entre as áreas que ganharão destaque no pós-pandemia. Especialistas apontam que profissionais de cibersegurança, recursos humanos e customer experience; enfermeiros e técnicos de enfermagem; assessor de investimentos e planejador financeiro são alguns exemplos de profissões em alta no momento e promissoras. Mas há outro ponto essencial nesse diagnóstico que os estudiosos fazem: as habilidades socioemocionais serão cada vez mais importantes.

Para alcançar o sucesso na carreira atualmente não basta ter somente o conhecimento técnico ou escolher uma das profissões em alta no momento. O profissional que atrai as empresas hoje em dia é também criativo, inovador, resiliente, com alta capacidade de adaptação, é um “aliado” da tecnologia, proativo, flexível, comunicativo, possui senso de análise, entre outras características fundamentais muito valorizadas.

E como escolher uma carreira indo além da leitura de lista de profissões em alta?

A escolha da carreira que será trilhada é um passo extremamente importante para a vida de qualquer pessoa porque afeta diretamente a felicidade de cada um. Por isso, esse processo de escolha não pode ser apressado, superficial e se ater somente à observação das profissões em alta no momento. O ideal é que seja feita uma jornada de autoconhecimento a fim de descobrir que profissão mais se adequa aos mais diversos perfis individuais. Uma ótima dica é fazer um análise SWOT.

SWOT é uma sigla em inglês que significa Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities)  e Ameaças (Threats). Comece essa análise listando as suas forças, ou seja, as suas características pessoas positivas e que são reconhecidas como virtudes. Depois é hora de descobrir quais são as fraquezas, que traços que atrapalham a sua vida profissional. É fundamental também analisar as oportunidades, considerando as suas características, condições e preferências, como você pode progredir na carreira? Por último, vem as ameaças. Investigue que fatores e eventos do mercado podem prejudicar o seu crescimento profissional.

Já com tudo isso mapeado, chega o momento de escolher a carreira que mais te agrada, trabalhar todas as suas habilidades e aprimorar as fraquezas. Uma das soluções mais completas que te ajudam a desenvolver todos esses aspectos de forma rápida e eficaz é o aprendizado de idiomas.

Quando um indivíduo faz um curso de idioma que possibilita uma imersão em outra cultura ele está adquirindo conhecimento e, ao mesmo tempo, aprimorando soft skills primordiais para qualquer profissional nos dias atuais. É possível trabalhar a empatia, a criatividade, o senso de colaboração, a persuasão e a capacidade de comunicação, por exemplo.

Quem é fluente em mais de um idioma acaba entrando em contato com outras culturas. Assim, o indivíduo se torna uma pessoa que tem uma maior capacidade de lidar com diferentes, é mais tolerante e tem mais empatia. Soma-se a isso o fato de que conhecer a cultura de outros países estimula a criatividade e a inovação também.

Quer adquirir conhecimento e aprimorar as suas habilidades socioemocionais? Se matricule em um dos cursos da EF! Aqui você aprende outro idioma a partir de uma metodologia totalmente focada no ambiente corporativo. Não perca tempo e venha para a EF!

Venha conhecer a nossa metodologia – Aulão de Espanhol Aberto, dia 20/05 (Quinta-feira) às 21h

Inscrições: espanhol-fluente.com/aulao-de-espanhol ⠀

 
 Compartir noticia