Qual sua motivação para aprender um novo idioma?

2020-12-22
Qual sua motivação para aprender um novo idioma?

 

Aprender uma nova língua enriquece o currículo e a cultura de uma pessoa. No entanto, há inúmeros fatores que levam os alunos à desistência durante o processo de aprendizagem. Por isso, os fatores motivacionais para ser fluente em uma língua estrangeira devem estar bem evidentes.

Os obstáculos podem aparecer no caminho: imprevistos financeiros, falta de tempo, dificuldade com a nova língua, timidez… Mas com um plano bem traçado é mais difícil que eles se tornem impedimentos reais.

Começar enumerando os motivos e estipulando metas para a escolha de determinado idioma pode ser essencial para o sucesso dessa aprendizagem.

Podem ser diversas: ser capaz de assistir a um filme sem precisar de legenda; cantar e entender uma música; uma viagem; adquirir uma vantagem no currículo; entrar em contato com as suas raízes…

Lembre-se de criar uma meta com detalhes, que seja possível de realizar e que tenha data limite.

Em seguida, faça um plano de ação detalhando de que forma esse objetivo será alcançado. Isso é: quanto tempo por dia será separado para se dedicar aquela aprendizagem ou como será esse processo de aprendizagem?

A preferência é por uma aprendizagem autônoma? Online? Ou um curso seria mais eficaz? Nesse caso, considere pesquisar a fundo o local que pretende ingressar para saber se condiz com o que você deseja.

O plano de aula parece satisfatório para o que você deseja? Fazer um curso na Espanhol Fluente, onde é possível trocar experiências linguísticas e culturais pode ser um fator motivacional, por exemplo.

Também pode contribuir para a motivação envolver outras pessoas nesse processo de aprendizagem. Encontre alguém, de preferência um nativo, que queira conversar na língua estrangeira que será estudada.

A aprendizagem deve ser prazerosa

É importante não tratar essa aprendizagem como uma obrigação. Alinhe com o curso o que funciona e o que não funciona para você.

Atividades prazerosas são capazes de mudar a perspectiva. Um cérebro relaxado é capaz de aprender mais rápido. Procure se divertir.

Assista a filmes e séries na versão original, ouça músicas e podcasts, leia livros na língua de origem, use seus dispositivos eletrônicos na língua estrangeira que pretende aprender…

Repensar os hábitos e verificar o que pode ser modificado para atingir a meta pode fazer a diferença. Uma vez assimilados, eles permitem a inserção na nova língua naturalmente.

Outra motivação para seguir em frente com a aprendizagem de um novo idioma é a abertura de diversas portas na carreira e na vida.

Isso porque a formação linguística contribui para melhoria curricular, amplia as fontes de pesquisa e apresenta a cultura de outros países. Sim, países! Afinal o espanhol é falado em mais de 20 países.

Não é só isso. Pensar nas oportunidades que podem surgir com uma nova formação linguística pode ser uma grande motivação para seguir em frente com a aprendizagem, quando ela estiver ficando difícil. Esse processo de aprendizagem pode te tornar capaz de conseguir uma bolsa de estudo, um emprego, de agregar conhecimento na sua empresa, de conhecer pessoas e até viver em um novo país.

Portanto, separe um tempo para estudar e não desista mesmo quando achar que está difícil. Procure apoio e converse sempre com o professor sobre as dificuldades com o idioma ou em manter suas motivações. O fim será ainda mais gratificante quando perceber que é possível se comunicar em outra língua. Toda a dedicação te tornará ainda mais confiante.

Venha para a nossa Aula Experimental dia 21/01/2021 (quarta-feira) às 18h. Inscreva-se gratuitamente: espanhol-fluente.com/aulao-de-espanhol/

 
 Compartir noticia