Siesta: hábito de regiões da Espanha agrada as pessoas que gostam de tirar uma soneca depois do almoço

2020-01-14
Siesta: hábito de regiões da Espanha agrada as pessoas que gostam de tirar uma soneca depois do almoço

 

Nada melhor do que tirar aquela soneca depois do almoço! Mas, você sabia que na Espanha este é um hábito comum e que o comércio local fica até fechado em determinados horários por causa desse costume? Em muitas cidades espanholas do interior, é normal ver lojas de portas fechadas por período médio de duas horas por causa da siesta después del almuerzo.

Após fazer a refeição feita no meio do dia, muitos param para descansar e dormem um pouco para antes de voltar para o segundo turno do trabalho. A palavra siesta vem do latim e significa “sexta”. Ela tem a ver com o costume dos romanos de descansar na sexta hora, a partir de uma divisão de períodos de luz em 12 horas. Na Espanha, muitos e muitos anos depois, em algumas cidades a jornada de trabalho ficou dividida em duas partes: das 9:00 às 14:00, com pausa de 2 horas para o almoço, voltando de 16:00 até às 20:00.

A adoção deste hábito também pode ser explicada pela Guerra Civil Espanhola, quando as pessoas faziam estes dois horários trabalhando em mais de um trabalho, um de manhã e outro na parte da tarde. Por este motivo, a pausa era dada para que o trabalhador tivesse tempo de descansar ou de ir até o segundo emprego. Isso era mais recorrente nas zonas rurais. Hoje, a siesta também é um costume em outros países de língua espanhola como em certas regiões na Argentina e no Chile, por exemplo.

Além disso, a siesta até pode melhorar a nossa performance! Tirar uma soneca depois do almoço consegue reparar o organismo e aprimorar nossa atenção.

Quer aprender uma nova língua que te transporta para uma outra cultura?! Venha para o Instituto Espanhol Fluente! Conheça todos os nossos cursos!

 

 
 Compartir noticia