Síndrome do impostor: ela também acontece no aprendizado?

2020-09-14
Síndrome do impostor: ela também acontece no aprendizado?

 

Muito comum, a Síndrome do Impostor afeta o comportamento das pessoas no trabalho e pode provocar consequências negativas para a carreira do indivíduo. Mas, você sabe o que é essa síndrome? Será que ela pode prejudicar também o aprendizado? Descubra as respostas neste conteúdo da Espanhol Fluente.

A Síndrome do Impostor é caracterizada por um sentimento constante de dúvida do indivíduo sobre as suas próprias capacidades. A pessoa acometida por essa síndrome pensa que o sucesso não é fruto de suas qualificações ou talentos, ele teria sido alcançado por sorte. A ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, deu mais visibilidade à Síndrome do Impostor e os impactos causados por ela ao contar a sua experiência.

Infelizmente, a Síndrome do Impostor é capaz de provocar ações de autossabotagem ao fazer com que o indivíduo procure sempre por defeitos e duvide de suas conquistas. Dessa maneira, o próprio indivíduo pode até agir de modo a sabotar até uma promoção e diminuir a sua produtividade, por exemplo. De acordo com a Associação Psiquiátrica dos Estados Unidos, as pessoas que sofrem com a síndrome podem desenvolver depressão, ansiedade e baixa autoconfiança.

Síndrome do Impostor x aprendizado

A Síndrome do Impostor não compromete somente a vida profissional de um indivíduo, ela também pode afetar o aprendizado. Na medida em que a pessoa que sofre com a síndrome está sempre pondo em dúvida a sua própria competência, na hora de aprender uma nova língua ela vai achar que não é capaz de se tornar fluente, por exemplo. Provavelmente, essa pessoa vai colocar empecilhos, dizer que é muito detalhe para aprender, que não possui conhecimento suficiente, entre outras “justificativas”.

E como driblar toda a insegurança e não deixar que a Síndrome do Impostor prejudique o aprendizado? Isso é possível a partir de algumas ações!

> Não se compare com outras pessoas: cada um tem a sua própria “velocidade” para aprender. Se o seu problema for a pronúncia de alguma palavra ou expressão em outro idioma, a solução é treinar e aprimorar ainda mais os seus pontos fortes;

> Reconheça suas pequenas conquistas no dia a de estudo: conseguiu ver aquele episódio da sua série preferida estrangeira sem legenda? Comemore;

> Desconstrua a ideia de que existe perfeição: ninguém sabe tudo sobre determinado idioma, nem mesmo os nativos. O conhecimento é algo que se constrói com o tempo e é um processo constante ao longo da vida.

Supere as suas próprias limitações com um método único de ensino. Conheça a nossa metodologia na prática, venha para o nosso Aulão de Espanhol Gratuito, nessa quarta-feira (16/09) às 20h30. Inscreva-se: https://espanhol-fluente.com/aulao-de-espanhol/

 

 
 Compartir noticia