Clima organizacional: como outras culturas interferem?

You are currently viewing Clima organizacional: como outras culturas interferem?
Studio shot of beautiful woman with confident expression, clasping hands, looking broadly at camera, standing against gray background. Employer discuss new concept of company with business partners. Copy space

 

A construção de um bom clima organizacional dentro de qualquer empresa é fruto de uma confluência de fatores como a qualidade dos processos e a incorporação dos valores da organização por parte das equipes. Mas, você sabia que a atuação de colaboradores que conhecem hábitos e culturas de outros países também pode influenciar positivamente o clima organizacional de uma empresa? Saiba como aqui nesse conteúdo da Espanhol Fluente.

Recapitulando, o que é clima organizacional?

O clima organizacional consiste na percepção que os colaboradores têm sobre a empresa em que trabalham, o que pensam e sentem a respeito da organização. Ele tem impacto direto na satisfação dos funcionários, na produtividade, na qualidade do ambiente de trabalho e, por consequência, nos resultados do negócio.

Como é a empresa que possui um bom clima organizacional?

As empresas com um bom clima organizacional apresentam uma série de características positivas que influenciam a percepção dos seus colaboradores sobre ela como: a oferta de um ambiente de trabalho adequado, programas de benefícios, realização periódica de treinamentos, entre outras. Além disso, há um outro fator que pode ser decisivo para a empresa que quer criar ou aprimorar o clima organizacional: a atuação de funcionários que conhecem outras culturas.

Você deve estar se perguntando como o fato de ser trilíngue ou bilíngue contribui para a existência de um bom clima organizacional. O colaborador que conhece outros hábitos e culturas apresenta uma capacidade de adaptação maior, mais facilidade para interagir e se comunicar com pessoas de diversos costumes, uma visão mais aberta, entre outros aspectos importantes.

Isso se torna ainda mais positivo para a construção e aprimoramento do clima organizacional de uma empresa dentro desse contexto de globalização em que cada vez mais equipes precisam lidar com organizações de outras partes do mundo. Além disso, o colaborador também pode aprimorar a sua própria conduta no dia a dia ao aprender com hábitos de profissionais estrangeiros. Os norte-americanos, por exemplo, são conhecidos por seu pragmatismo e foco.

Agora que você já sabe todos os benefícios que o conhecimento de outras culturas, hábitos e línguas traz é hora de começar os estudos! Aprenda além do idioma com a EF!

 

 

 

Deixe um comentário