Como a Inteligência Artificial vem impactando os negócios?

Você está visualizando atualmente Como a Inteligência Artificial vem impactando os negócios?

A Inteligência Artificial é uma tecnologia disruptiva que vem revolucionando os mais diversos negócios ao redor do mundo. Afinal, a transformação digital já é uma realidade dentro das empresas, que cada vez mais utilizam máquinas e sistemas inteligentes para aumentar a sua produtividade e criar estratégias mais assertivas. Veja quais são alguns dos principais impactos proporcionados pela IA nos negócios e como os profissionais devem se preparar aqui neste conteúdo da Espanhol Fluente.

As ferramentas de Inteligência Artificial se popularizaram muito dentro das organizações e, de acordo com uma reportagem da Exame, a Bloomberg Intelligence fez uma previsão de que este setor vai expandir para US$ 1,3 trilhão até 2032. No último ano, os investimentos foram na casa de US$ 40 bilhões. 

Os principais impactos trazidos pela Inteligência Artificial

Conforme é possível perceber pela previsão acima, só irá aumentar a presença da Inteligência Artificial nos negócios. Por isso, cabe pensar um pouco sobre os principais impactos que ela já trouxe para o ambiente corporativo. Entre as maiores mudanças está a tomada de decisões mais assertivas e embasadas em dados precisos. As soluções de IA conseguem coletar e analisar informações em bancos de dados em bancos internos e externos, identificar padrões e até fazer previsões, por exemplo.

A IA também possibilitou a otimização do atendimento ao cliente por parte das empresas. Todos os assistentes virtuais que fazem sucesso hoje em dia funcionam por meio desta tecnologia. Eles conseguem responder sozinhos às perguntas mais repetitivas. Assim, os profissionais conseguem se dedicar a atividades mais complexas e estratégicas.

Mas o maior dos impactos que a Inteligência Artificial trouxe foi a automação. Com ela, as empresas conseguiram diminuir seus custos operacionais, aumentar a sua eficiência e produtividade. Isso porque o fluxo de trabalho ficou muito mais otimizado e diversas categorias profissionais não precisam mais executar tarefas repetitivas, por exemplo. Outras ações feitas no cotidiano também ficaram mais rápidas e assertivas. Atualmente, é possível ver setores de Recursos Humanos que automatizaram o processo de triagem de currículos! 

Os profissionais devem temer a Inteligência Artificial?


Tendo em vista todo o potencial da automação e os constantes avanços da Inteligência Artificial, muitos profissionais passaram a ter receio em relação à chegada da tecnologia no ambiente de trabalho quando, na verdade, o que se deve fazer é se preparar para esta nova era adquirindo novas habilidades. Mas como seria esta preparação? 


Veja algumas das habilidades que devem ser mais valorizadas pelas empresas no futuro e como se preparar. A ação mais importante de todas é apostar na capacitação e qualificação. O profissional deve ter todas as competências técnicas exigidas para exercer a sua função, o que inclui lidar com dispositivos tecnológicos. Busque sempre por conhecimento e atualização!


Como a maior parte das publicações de revistas importantes e estudos costumam sair inicialmente em outros idiomas, é fundamental que o profissional do futuro seja fluente em duas ou mais línguas. Além disso, cabe ressaltar que a globalização também é um fator importante, na medida em que possibilitou a comunicação fácil e rápida entre pessoas de diferentes países. Então, é normal que os profissionais tenham que conversar e trabalhar com outros que vivem no exterior.

Dentro deste contexto, saber se adaptar é outra competência que será muito valorizada. Afinal, o profissional do futuro deve ter empatia, conseguir se colocar no lugar do outro e estar pronto para se adaptar a mudanças que podem surgir sempre. Pensar de forma crítica e global também é crucial para profissionais que atuam em um mercado marcado pela presença da Inteligência Artificial. É preciso saber ver a empresa e a sociedade como um todo!


Além destas, há muitas outras características essenciais, como saber trabalhar em equipe, ter inteligência emocional, uma boa comunicação, pensamento analítico e flexibilidade.

Que tal começar hoje mesmo a desenvolver todas estas competências e ainda se tornar fluente em espanhol, uma das línguas mais faladas no mundo? Aqui na Espanhol Fluente, você faz um curso com uma metodologia exclusiva e totalmente voltada para o mundo dos negócios. As aulas são online e trabalham o desenvolvimento de soft skills e novas habilidades para seus colaboradores negociarem, participarem de reuniões e liderarem treinamentos internacionais. Não perca tempo e clique aqui para se matricular já!