Com base em conceitos e estudos da neurociência, é possível chegar a alguns conselhos práticos para acelerar o processo de aquisição de uma língua. Vamos seguir quatro deles:
1. Insira seu aprendizado em um contexto
Imagine que você deva dizer em espanhol a frase “Preciso de um telefone com urgência” em duas situações diferentes: na sala de aula, durante um exercício oral, ou no meio de uma rua escura em Madri, após ter perdido os seus documentos. Em qual momento você exigirá mais do seu cérebro?
Veja que quanto maior for a necessidade de compreender uma língua ou se expressar nela, mais rápido será a compreensão dela. Isso explica porque viver no exterior facilita a aprendizagem de um idioma, já que ou se aprende ou não há sobrevivência.
Mas você não precisa necessariamente morar em outro país para ganhar fluência. Basta buscar contexto e necessidade para o aprendizado. Os videogames com áudio em inglês, por exemplo, são um ótimo recurso para esse fim. Isso traz um estímulo muito mais poderoso do que um exercício isolado na lousa.
2. Assista a um mesmo filme estrangeiro 3 vezes
Outro método simples para impulsionar o seu aprendizado é ver três vezes um filme falado na língua que você está estudando. Na primeira, habilite as legendas em português. Na semana seguinte, veja tudo com legendas no idioma estrangeiro. Na terceira e última vez, dê o play no vídeo sem legendas.
Essa é uma forma interessante de melhorar o seu processamento auditivo. Na terceira vez que assistir ao filme, sem legendas, você já conhecerá a história e talvez se lembre de vários diálogos.
Assim, você fará associações entre forma, som e significado, além de treinar o reconhecimento de várias palavras no outro idioma.
3. Ouça música
Você adora um determinado artista que canta em espanhol, por exemplo? Ao ouvi-lo – especialmente se tiver a letra da música em mãos – é provável que você tente compreender o que ele canta.
Está aí a grande contribuição da música estrangeira para o estudo de línguas. A perspectiva de finalmente entender uma letra que você nunca entendeu traz muita motivação, que é uma condição básica para o aprendizado.
4. Use expressões na outra língua tanto quanto puder
Outra dica é empregar o idioma estrangeiro com a maior frequência possível na sua rotina – mesmo que seja entre frases em português. Quanto mais você usar a língua em situações do dia a dia, mais rápido irá incorporá-la ao seu repertório – até o ponto em que as palavras sairão automaticamente da sua boca diante de cada acontecimento.
Esse exercício pode ser feito mentalmente, mas falar em voz alta é mais aconselhável, porque permite ouvir a sua própria pronúncia e corrigi-la gradativamente.
Espanhol-fluente te ajuda a aproveitar estas e muitas outras dicas para aprender um novo idioma. Acesse www.espanholfluente.com.br