As mulheres têm uma história de luta. Não foi fácil enfrentar uma sociedade patriarcal e garantir a presença feminina em todos os espaços. No mercado de trabalho, as conquistas foram muitas, mas ainda há um grande caminho a percorrer.
Para se ter uma ideia, segundo dados do IBGE, as mulheres brasileiras ocupam apenas 38% dos cargos de chefia. Por outro lado, as empreendedoras vão ganhando espaço. De acordo com o Sebrae, do total de novas empresas registradas entre 2017 e 2018, 51,5% foram abertas por mulheres.
E assim essas verdadeiras guerreiras vão conquistando o seu lugar e mostrando para o mundo o quanto são capazes. Não porque são iguais aos homens, mas sim porque a liderança feminina tem características particulares, que fazem a diferença no trabalho em equipe, nas negociações etc.
Para homenagear essa força e celebrar o Dia Internacional da Mulher, selecionamos algumas personalidades latino-americanas, relacionadas ao mundo empresarial, que admiramos e nos inspiram.
Siga a leitura do post e conheça suas histórias!
Geisha Williams
CEO e presidente, PG&E
Ela foi a primeira mulher latina a liderar uma companhia Fortune 500. A PG&E, com sede nos EUA, é uma das maiores empresas de energia, gás natural e eletricidade do mundo, com mais de 20 mil funcionários.
Quando Willians assumiu a presidência da empresa, ela deu início a um movimento para garantir que 33% da energia produzida fosse por meio de fontes renováveis.
Sem dúvida, ela teve que percorrer um caminho difícil para conseguir tudo isso, já que nasceu em Cuba e chegou aos EUA com cinco anos de idade junto com seus pais.
Grace Puma
Vice-presidente executiva de operações globais, PepsiCo
Grace é responsável por uma gama de atividades globais da empresa que envolvem uma cifra de 63 milhões de dólares ao ano. Ela é a encarregada de assegurar a capacidade e o crescimento da PepsiCo no mundo.
E cumpriu muito bem o seu papel: em cinco anos consecutivos conseguiu duplicar a taxa de produtividade nas entregas.
Sonia Dulá
Vice-presidente LATAM, Bank of America
Essa mexicana criada no Brasil fala cinco idiomas e tem uma história de sucesso no mundo dos negócios até chegar a ser responsável pelas divisões corporativa, de investimentos e administrativa do Bank of America na América Latina.
Adriana Cisneros
CEO, Cisneros
Ela dirige uma empresa familiar focada nos meios digitais e interativos. Além disso, preside a Fundação Cisneros, uma organização sem fins lucrativos dedicada a melhorar a educação na Venezuela, onde fica umas das sedes da companhia (a outra fica nos EUA).
Cisneros também é copresidente da Endeavor Miami e diretora do comitê executivo da Junta da Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão.
Ofelia Melendrez-Kumpf
Vice-presidente, McDonald’s Estados Unidos.
Lidera uma unidade comercial de 2,5 bilhões de dólares. Ofelia começou no McDonald’s como aprendiz geral há 25 anos. Em 2006, ingressou para a equipe executiva da companhia e, desde então, tem recebido inúmeros prêmios de prestígio por sua liderança visionária.
Carolina Herrera
Estilista e fundadora da marca Carolina Herrera
A estilista nasceu na cidade de Carcaras no dia 8 de janeiro em 1939. Aos 13 anos de idade, a sua avó a levou para uma viagem a Paris, onde ficou fascinada pelo trabalho de um dos grandes nomes da moda, o estilista espanhol Cristóbal Balenciaga, que um tempo depois foi a inspiração para as suas criações.
Em 1980, lançou o seu primeiro trabalho no ramo da moda. A estilista foi muito bem recebida pelos críticos e ganhou o auxílio de um investidor venezuelano para abrir a sua empresa. Nesse período Carolina Herrera e a família se mudaram para Nova York.
Aventurou-se na carreira de perfumes no ano de 1988. Seu império cresceu rapidamente e de forma constante.
Essas são apenas algumas das mulheres que nos inspiram nos negócios e na vida! Quer conhecer mais uma empresa que tem por trás uma liderança feminina? Então, entre em contato conosco e conheça e metodologia exclusiva criada por uma mulher para a Espanhol Fluente.