A presença de colaboradores capacitados em seus quadros é um dos ingredientes da receita de sucesso que muitas empresas apostaram para se destacar no mercado. E para viabilizar tal estratégia, as organizações costumam investir em educação corporativa. Saiba mais sobre este conceito e como esta prática profissional visa preparar e reter os melhores profissionais dentro das empresas nesse conteúdo da EF.
O que é educação corporativa?
A educação corporativa consiste em uma estratégia voltada para a gestão de pessoas de uma empresa que visa desenvolver habilidades e aperfeiçoar competências dos colaboradores tendo em vista os interesses e as necessidades do negócio. Ou seja, a educação corporativa não significa somente oferecer cursos e treinamentos para qualificar o time de uma organização, ela é toda pensada e desenvolvida de maneira alinhada com os objetivos da empresa.
As organizações que investem em educação corporativa são aquelas que conseguem se manter em um alto patamar de competitividade na medida em que investe no aperfeiçoamento contínuo das habilidades dos profissionais que compõem os seus quadros. Um time mais capacitado entrega produtos e serviços mais qualificados.
Além disso, a educação corporativa contribui para integração de colaboradores à cultura da empresa. Isso porque ela ajuda a criar procedimentos, comportamentos e estabelecer padrões dentro da organização.
Entre os principais objetivos da educação corporativa estão: o desenvolvimento de atitudes que devem ser seguidas; a integração dos profissionais; o fortalecimento da cultura organizacional da empresa; o aumento da produtividade; o aprimoramento das habilidades dos colaboradores; conferir maior motivação para o time; apresentação e adoção de ferramentas que melhoram o dia a dia no trabalho; qualificação contínua dos profissionais; etc.
Educação corporativa na prática e as tendências
A aplicação da educação corporativa dentro de uma empresa requer uma análise profunda sobre o negócio. É fundamental definir um plano estratégico para guiar todo o processo e que mostre como ele será desenvolvido, como chegará aos colaboradores e os objetivos a serem alcançados. A organização deve pensar em aspectos primordiais como as necessidades e os problemas enfrentados pela empresa, os custos, se os cursos e treinamentos serão presenciais ou feitos de forma online, entre outros.
Dentro desse contexto, cabe destacar algumas tendências que estão em alta hoje quando o assunto é educação corporativa. Atualmente, as empresas têm apostado no ensino de storytelling, mobile learning, gamificação, inteligência artificial e Big Data, por exemplo. Todos os tópicos citados estão dentro do universo da tecnologia e, por isso, é preciso que as empresas foquem em outro ponto crucial: o ensino de idiomas.
Um plano de educação corporativa eficiente deve levar em conta o ensino de idiomas para os seus colaboradores. Como estamos em uma era digital e globalizada, o inglês se tornou uma língua imprescindível para quem quer trabalhar com inovação. A fluência no inglês e no espanhol, outra língua muito falada no mundo, também é relevante porque no mundo corporativo é necessário fazer negociações com multinacionais, contratar serviços de empresas estrangeiras e utilizar tecnologias estrangeiras no cotidiano, por exemplo.
Quer aplicar a educação corporativa na sua empresa começando pelo ensino de idiomas para preparar os membros da sua equipe? A Espanhol Fluente tem a solução ideal para o seu negócio! A partir de um método pedagógico exclusivo, nós ajudamos os seus colaboradores a desenvolver habilidades tanto em fala como em audição, leitura e escrita em seis meses. Eles terão a fluência necessária para liderar reuniões e fazer apresentações. Em 12 meses, eles estarão falando e escrevendo como nativos! Clique aqui e conheça os nossos cursos!
Imagem: Freepick