Muito valiosas e determinantes para mostrar que um profissional tem capacidade de exercer certa função, as hard skills são fundamentais para quem deseja se destacar no mercado de trabalho. Com algumas áreas em ascensão, há certas hard skills que são mais procuradas por recrutadores atualmente. Saiba quais as principais competências técnicas sua equipe deve ter nesse conteúdo da Espanhol Fluente.
Em primeiro lugar, é necessário falar rapidamente sobre o conceito de hard skills. Elas são as habilidades técnicas que o candidato deve apresentar para ocupar certo cargo. Ou seja, as hard skills se referem a todo o conhecimento que absorvemos dentro da sala de aula, em cursos, workshops e treinamentos técnicos, por exemplo.
Antes de abordar as principais hard skills propriamente ditas, vamos conhecer algumas das áreas que mais empregam hoje e seguem uma tendência de expansão. Aqui podemos citar as áreas de finanças, contabilidade, engenharia e operações, TI, tecnologia e digital. Mas para atuar em qualquer um desses segmentos e/ou exercer uma posição de liderança é imprescindível possuir determinadas hard skills.
Entre as hard skills mais procuradas nos dias atuais e que funcionam como critérios para seleção e retenção de talentos dentro das empresas podemos destacar: gestão de projetos, programação, operação de máquinas, gestão de pessoas, domínio avançado de Excel, edição de imagens e vídeos, domínio de linguagens de computação, capacidade de escrita publicitária, os diversos tipos de engenharia, metodologias ágeis, desenvolvimento Back End, vendas, computação em nuvem, Blockchain, UX Design, Inteligência Artificial, Machine Learning, Computação Científica, Gestão Híbrida de Projetos, etc. O leque é imenso.
As empresas estão atrás das pessoas com as hard skills ideais porque elas potencializam os alcances positivos, melhoram o clima organizacional e contribuem para aumentar a autonomia do profissional.
Hard skills: fluência em outros idiomas se destaca
Mas nessa lista inicial de hard skills faltou uma que merece atenção de todos, independente da área de atuação do profissional: a fluência em novos idiomas. O inglês é crucial para quem trabalha na área de tecnologia e marketing, por exemplo. Isso porque os novos softwares e sistemas geralmente são lançados neste idioma inicialmente. Vamos supor que você trabalhe em uma multinacional e é fluente em português, inglês e espanhol. As suas chances de ser promovido ou ser transferido para a sede da empresa ou outra filial estrangeira é grande.
Além disso, o aprendizado de idiomas é uma das hard skills “mais abrangentes”, digamos assim. Pois, a fluência em outros idiomas pode ajudar na comunicação corporativa, na interação com colegas de trabalho no dia a dia, com clientes e na criação de apresentações para diversos públicos.
Quem se torna fluente em outras línguas não está trabalhando somente as suas hard skills, mas também as suas soft skills. A pessoa que se dedica ao aprendizado de outro idioma entra em contato com a cultura do país em questão, seus costumes, algo que torna esse indivíduo mais empático, tolerante e com mais capacidade de inovar e se adaptar. A inteligência emocional também é trabalhada.
Que tal começar a trabalhar hoje mesmo uma das hard skills mais valorizadas pelos recrutadores? Se torne fluente em inglês e espanhol na Espanhol Fluente! A partir da nossa metodologia de ensino exclusiva, em seis meses você já terá desenvolvido habilidades tanto em fala como em audição, leitura e escrita; e terá a fluência necessária para liderar reuniões, fazer apresentações e muito mais. E em 12 meses, estará falando e escrevendo como um nativo! Matricule-se já!