Inovação disruptiva: como a empresa pode implementar?

You are currently viewing Inovação disruptiva: como a empresa pode implementar?
Beautiful curly female freelancer with cute manicure using laptop and smiling. Indoor portrait of blonde secretary sitting beside african coworker in blue shirt.

 

Muito se fala nos dias atuais de inovação disruptiva, ela se tornou um dos principais ingredientes para o sucesso de um negócio. Mas você sabe o que é esse conceito e como uma empresa pode agir para implementar a inovação disruptiva no âmbito organizacional? Descubra aqui nesse conteúdo da EF.

O que é inovação disruptiva?

O termo inovação disruptiva consiste em um processo em que uma tecnologia, um serviço ou um produto passa por um processo de transformação ou de substituição por uma solução superior. A inovação disruptiva tem um caráter revolucionário, pois ela é capaz de impactar fortemente uma realidade ou um mercado.

O conceito de inovação disruptiva foi criado por um professor de Harvard chamado Clayton M. Christensen e que se popularizou com seu livro O Dilema do Inovador, publicado no fim da década de 90.

A inovação disruptiva acontece quando o mercado é surpreendido por um novo produto que redefine a indústria e facilita a vida do consumidor, por exemplo. Essa novidade pode ser mais sustentável, mais conveniente, mais simples de usar, mais econômica, ou seja, o novo produto apresenta melhorias que fazem do anterior uma opção não vantajosa.

A Netflix mudou a maneira de ver filmes, o WhatsApp alterou a forma de comunicação entre as pessoas, o Uber modificou o transporte de passageiros e o Spotify transformou a nossa maneira de ouvir música. Todos esses são exemplos de inovação disruptiva.

A inovação disruptiva no cenário organizacional

Para que haja um processo de inovação disruptiva que dê origem a produtos e serviços que transformem o cotidiano dos consumidores é imprescindível que a empresa tenha um cenário organizacional que estimule a busca por novidades. Isso significa que a empresa deve apresentar uma cultura da inovação que impulsiona a criatividade dos colaboradores, precisa modernizar processos, atuar de forma desburocratizada, entre outros pontos importantes.

Agora você deve estar se perguntando que medidas práticas a empresa pode tomar para promover a inovação disruptiva organizacional, incentivar a experimentação de ideias e promover um ambiente mais integrado. Uma das melhores soluções é estimular que os colaboradores aprendam um novo idioma.
Além de promover o conhecimento, o aprendizado de outros idiomas é ótimo para trabalhar a criatividade, a empatia e a capacidade de comunicação dos colaboradores. Isso porque quem estuda outras línguas tem contato com outras culturas, aprimora a forma com que interage com as pessoas, consegue ser mais criativo em razão do conhecimento de outros hábitos e costumes, etc.

Que tal dar hoje mesmo o pontapé inicial no processo de inovação disruptiva na sua empresa com uma solução que promove o conhecimento? Indique os cursos da EF para os seus colaboradores! Nós oferecemos cursos de inglês e espanhol totalmente focados no ambiente corporativo. Entre já em contato conosco para saber mais sobre a nossa metodologia!

Venha para o nosso Aulão de Espanhol, nessa quinta-feira 20/05 às 21h e aprenda o idioma na Prática! Inscreva-se: espanhol-fluente.com/aulao-de-espanhol

Deixe um comentário