Jornada de trabalho reduzida? Quais as vantagens e desvantagens?

You are currently viewing Jornada de trabalho reduzida? Quais as vantagens e desvantagens?

Uma mudança que começa no Reino Unido virou debate em diversos países ao redor do mundo. Uma jornada de trabalho com quatro dias úteis por semana é vantajosa para as empresas? Conheça os prós e contras dessa novidade que agrada os colaboradores e já está na pauta de discussão até no Brasil nesse conteúdo da Espanhol Fluente.

Primeiramente, vamos contextualizar a questão. Cerca de 70 empresas situadas no Reino Unido começaram a testar uma nova jornada com quatro dias de trabalho e três de descanso para os seus colaboradores. Ao todo, 3.300 profissionais irão trabalhar o equivalente a 80% da jornada anterior com salário integral. O estudo da jornada de trabalho reduzida começou no último mês e vai até dezembro deste ano. Toda a pesquisa é coordenada pela organização 4 Day Week Global e envolve ainda cientistas das Universidades de Cambridge e Oxford, além do americano Boston College. Eles serão responsáveis por mensurar a produtividade e o bem-estar dos colaboradores.

A jornada de trabalho reduzida não está sendo testada somente no Reino Unido, a Islândia já fez estudos e países como Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá e Espanha já preparam as suas pesquisas. No Brasil, já há empresas testando 32 horas semanais de trabalho. Em artigo publicado no portal UOL são citados alguns exemplos nacionais, como a agência Shoot, a empresa Zee.Dog, a startup Crawly, entre outras. 

 Benefícios e desvantagens da jornada de trabalho reduzida

Muitas empresas no Brasil e ao redor do mundo defendem a implementação da jornada de trabalho reduzida porque ela proporciona diversos benefícios, já sentidos por meio de alguns experimentos. Uma das principais vantagens se relaciona com a saúde mental dos profissionais. Quando os colaboradores têm um dia a mais de descanso, podem se dedicar à sua família, ter mais tempo para o lazer e amigos. Dessa forma, há uma enorme melhora da sua qualidade de vida.

A jornada de trabalho reduzida também é capaz de conferir benefícios para o negócio na medida em que pode ser verificado um aumento na produtividade dos profissionais. Com colaboradores mais satisfeitos, com menos estresse e com tempo suficiente para se dedicar à sua vida profissional, eles acabam se envolvendo mais com o trabalho e aprimorando a sua performance. Além disso, a rotatividade dentro da organização diminui, já que colaboradores felizes não terão vontade de mudar rapidamente de emprego. 

A redução de custos indiretos é outra vantagem importante trazida pela jornada de trabalho reduzida. Como os profissionais ficam um dia por semana fora do escritório, são diminuídos os gastos com manutenção do espaço, conta de luz, água, entre outras taxas. 

Entretanto, nem todos os tipos de empresas estão preparadas para implementar a jornada de trabalho reduzida. Esse regime não é aplicável a todas as empresas. Alguns setores demandam a presença de colaboradores 24 horas em todos os dias da semana, algo que impossibilita a semana de quatro dias úteis. Há ainda o aspecto da mão de obra não utilizada, pessoas querem trabalhar mais horas e não conseguem.

A dificuldade de adaptação é mais um aspecto que pode ser apontado como um contra da jornada de trabalho reduzida. Tanto as empresas como os colaboradores terão que se adaptar para conseguir finalizar as suas tarefas em menos dias. Cabe ressaltar ainda que os profissionais terão que desenvolver outras habilidades como gestão do tempo e foco.

Ou seja, cada negócio deve estudar como se adaptar a essa e outras tendências internacionais corporativas que acabam influenciando o nosso contexto. Por isso, é essencial que os profissionais se capacitem cada vez mais no sentido de estarem prontos para mudanças e atenderem as demandas do mercado de trabalho. 

Fique por dentro de todos os quesitos que te farão um profissional diferenciado aqui no blog da Espanhol Fluente e veja como a nossa metodologia de ensino de idiomas pode te ajudar nessa missão. Clique aqui e conheça nosso trabalho!

 

Deixe um comentário