Profissional do futuro: como contratar o profissional ideal para a sua empresa?

You are currently viewing Profissional do futuro: como contratar o profissional ideal para a sua empresa?

As transformações do mercado de trabalho, as inovações tecnológicas, as mudanças sociais e a maior adoção do home office provocaram uma necessidade de adaptação para empresas e colaboradores. Afinal, para superar os novos desafios é preciso que a empresa tenha um time preparado, qualificado e com as habilidades ideais. Conheça o profissional do futuro e que características ele deve ter nesse conteúdo da Espanhol Fluente. 

A ideia de profissional do futuro surge dentro de um contexto de mudanças das relações de trabalho e do próprio cotidiano nas empresas, que estão cada vez mais tecnológicas e mais exigentes no que diz respeito à criatividade. Esse novo colaborador ideal deve ir além dos requisitos básicos exigidos pelo mercado e que nunca saem de moda, como habilidades técnicas, qualificação profissional, proatividade, organização, saber trabalhar em equipe, organização e comprometimento, por exemplo. 

O profissional do futuro deve saber trabalhar em ambientes remotos e ser produtivo em regime de home office. Essa pessoa tem que mostrar capacidade de autogestão porque se por um lado pode trabalhar com mais liberdade, por outro terá que ter a responsabilidade necessária para fazer todas as entregas e controlar o seu desempenho.

A multidisciplinaridade é outro elemento importante que compõe o perfil do profissional do futuro. Claro que o colaborador que é especialista em alguma área sempre será valorizado. Mas também é preciso apresentar uma bagagem ampla de conhecimento e experiências, algo que contribui diretamente para estimular a criatividade. Além disso, o profissional do futuro deve ser flexível, inovador e estar em constante sintonia com as últimas tendências e tecnologias. As empresas valorizam quem apresenta novas ideias e projetos que aprimorem o trabalho da organização, tem uma visão global do negócio e tem um pensamento crítico e analítico. 

A inteligência emocional e a resiliência também são importantes características desse colaborador. O profissional do futuro sabe lidar com a pressão no dia a dia e manter o equilíbrio das emoções ao mesmo tempo em que gera mais produtividade. Os problemas e desafios do cotidiano dentro da empresa não podem ser um entrave ao desempenho. 

E claro que o profissional do futuro deve ter proficiência em outros idiomas. Isso porque ser fluente em diversas línguas abre um leque de oportunidades de trabalho em organizações estrangeiras. O inglês, por exemplo, é um idioma exigido para algumas vagas em áreas consideradas promissoras, como profissões no setor de tecnologia (engenheiro de software, analista de dados, desenvolvedor de sistemas, de marketing digital, de engenharias (ambiental, de elétrica, química) e acadêmica (principalmente no setor de pesquisas). 

Como vive em um mundo globalizado, o profissional do futuro não é alguém que não só domina outros idiomas. A fluência deve vir junto com um conhecimento da cultura do país em que a pessoa vai atuar. Dessa maneira, o colaborador vai conseguir ser mais criativo, se comunicar sem problemas com os colegas e propor soluções que “conversem” com o público alvo do negócio. 

Na Espanhol Fluente nós temos uma metodologia de ensino completa e ideal para você se tornar um profissional do futuro! Em seis meses, você já terá desenvolvido habilidades tanto em fala como em audição, leitura e escrita; e em pouco tempo terá a fluência necessária para liderar reuniões e fazer apresentações como um nativo. Entre em contato agora, não perca mais tempo e reserve já sua vaga!

Deixe um comentário