Para quem quer promover seus produtos em outros países, nada melhor do que participar das feiras internacionais. A América Latina conta com um extenso calendário de eventos nos mais variados segmentos.
Porém, para que o investimento se transforme em negócios, é necessário estar preparado. Essa preparação deve começar com vários meses de antecedência para que tudo saia da melhor forma possível.
Ficou interessado? Então, acompanhe nosso passo a passo para participar de uma feira internacional! Vamos lá?
Escolha bem o evento
Como falamos, o calendário de feiras pelo mundo é extenso. Procure as que têm a ver com o produto que quer comercializar.
Leve em consideração também o mercado que quer atingir. Será que vale a pena ir para a Europa? Não seria melhor aproveitar a expansão dos negócios do Brasil com a América Latina?
Para quem nunca participou de uma feira internacional, o mais recomendado é, primeiro, ir como observador. Depois, mais familiarizado com esse tipo de ambiente de negócios, você poderá começar a participar como expositor.
E não pense que basta conhecer a fundo seu produto para se dar bem em uma feira. Você precisará conhecer muito bem a concorrência, preços, as novas tecnologias, tendências de consumo etc.
Comece a se preparar com um ano de antecedência
Expor em uma feira internacional envolve inúmeros detalhes e providências. Por isso, o ideal é começar a se planejar com um ano de antecedência.
Faça um levantamento de tudo o que precisará para participar da feira e analise os custos. Informe-se sobre as datas para a inscrição, contratos, forma de pagamento e reservas, o que inclui passagem, hotel, carro etc.
Aproveite também para se preparar com relação ao idioma. Com a metodologia da Espanhol Fluente, um ano é tempo suficiente para falar como um nativo. E o aprendizado é voltado para as suas necessidades!
Cuide dos detalhes da exibição
Prepare sua equipe para esse momento importante. Além disso, planeje cuidadosamente o espaço para exibição do seu produto e reserve um local para pequenas reuniões.
O stand precisa causar um ótima primeira impressão. Verifique a possibilidade de contratar uma empresa local para cuidar disso.
E não se esqueça: faça o registro das pessoas que visitarem seu stand. São esses contatos que farão valer a pena o investimento.
Aproveite para conhecer a concorrência
Analise e estude sua concorrência. Para isso, visite stands, principalmente de produtos similares.
E esteja atento a possíveis produtos complementares. As feiras também são oportunidades para que você busque benefícios, novas parcerias e novidades em tecnologia.
Encerre bem o processo
Além de todos os trâmites para arrumar as amostras e produtos para reembarque, deixe alguns dias reservados para reuniões adicionais.
Quando retornar para o Brasil, envie comunicados de agradecimento para seguir com os contatos da feira.
Uma reunião de avaliação com a equipe que participou da feira também será produtiva.
Agora que você já sabe de tudo o que precisa para uma feira internacional, procure os eventos mais importantes do seu segmento e comece, agora mesmo, a se preparar. E conte com a Espanhol Fluente!