Geralmente, o conhecimento técnico e a capacidade de solucionar problemas são duas competências que costumam ser buscadas pelos recrutadores. No entanto, será que a valorização apenas desse tipo de inteligência mais voltado para a lógica não poderia se tornar um entrave para que as equipes sejam mais inovadoras e criativas? Descubra aqui nesse conteúdo da Espanhol Fluente quais os tipos de inteligência mais necessários no cenário corporativo e que podem ser determinantes para o sucesso dos negócios.
Em uma era marcada pela alta competitividade no mercado, é fundamental que as empresas formem equipes que sejam qualificadas e tenham o conhecimento técnico necessário. Mas por outro lado, as organizações devem prestar atenção em outros tipos de inteligência que fazem a diferença no perfil e na atuação dos seus colaboradores.
Formado em psicologia e neurologia, o cientista norte-americano Howard Gardner propôs, em 1983, a Teoria das Inteligências Múltiplas. O conceito apareceu pela primeira vez em seu livro Frames of Mind: The Theory Of Multiple Intelligences e acabou por revolucionar a forma como se pensava a inteligência. Segundo o autor, não existe somente um tipo dominante de inteligência, que pode ser medida pelo grau de conhecimento em português ou matemática, por exemplo. O que há são inteligências múltiplas, que misturadas compõem um indivíduo com características e habilidades diferenciadas. E o que é melhor: Gardner ainda acredita que todos os tipos de inteligência possam ser desenvolvidas!
O cientista elencou nove tipos de inteligências múltiplas que poderiam guiar o recrutamento de profissionais para as funções ideais: linguística (habilidades verbais e sensibilidade às palavras), lógica (habilidades analíticas e numéricas), espacial (habilidades visuais e de imagem), corporal – cinestésica (habilidades físicas), musical (habilidades rítmicas), interpessoal (capacidade de responder aos comportamentos e motivações dos outros), intrapessoal (capacidade de autoconsciência e sintonia com a dinâmica), naturalista (capacidade de responder à natureza e seus fenômenos) e existencial (capacidade de refletir sobre os aspectos mais profundos da vida).
Entre todos esses tipos de inteligência múltiplas é possível destacar algumas principais que são cruciais para quem quer se destacar no mercado de trabalho, pois elas são imprescindíveis para quem trabalha em qualquer função e empresa. A inteligência interpessoal, por exemplo, é uma delas. Quem tem essa inteligência aguçada consegue dialogar de forma envolvente com outras pessoas e apresentar uma empatia. Esse indivíduo consegue se colocar no lugar do outro para perceber quais são as suas motivações e sentimentos.
A inteligência intrapessoal também merece destaque dentro do mundo dos negócios. Ela está relacionada à capacidade que uma pessoa possui de conhecer a si mesmo, à existência do autocontrole e à disciplina. Geralmente, esses indivíduos são equilibrados e como conhecem a si mesmos conseguem perceber quais são os seus pontos fracos e fortes.
Há ainda a inteligência linguística, que é muito estimulada pela educação formal como a lógica, mas que é referente à capacidade de escrever, de criar e de se comunicar. E você sabia que tanto ela como a inteligência interpessoal podem ser desenvolvidas por meio do aprendizado de idiomas? Ao “mergulhar” na língua e na cultura de outros países, as pessoas acabam por trabalhar a empatia, a criatividade e a tolerância. Isso porque além das questões gramaticais, você acaba refletindo sobre outros costumes, interagindo com pessoas que têm diversos backgrounds e vendo novidades em áreas diversas. Imagine só conseguir trabalhar diferentes tipos de inteligência ao mesmo tempo em que se torna fluente em uma outra língua! Esse é o melhor dos mundos para alavancar a sua carreira.
Aqui na Espanhol Fluente o idioma espanhol é uma ferramenta de diferenciação e potencialização da carreira. Nós temos um método pedagógico e exclusivo. Em seis meses, você já terá desenvolvido habilidades tanto em fala como em audição, leitura e escrita; e terá a fluência necessária para liderar reuniões e fazer apresentações. Em 12 meses, estará falando e escrevendo como um nativo! Conheça já os nossos treinamentos!