Cultura mexicana: tudo o que você precisa saber para fechar negócio no México

Você está visualizando atualmente Cultura mexicana: tudo o que você precisa saber para fechar negócio no México

Adaptação é uma das palavras-chaves para qualquer pessoa que deseja trabalhar em uma empresa no exterior ou abrir o seu próprio negócio em terras estrangeiras. O México, por exemplo, é um país estável economicamente e que atrai muitos profissionais. Mas será que basta conhecer as leis e índices da região para alcançar o sucesso? Saiba que aspectos da cultura mexicana fazem a total diferença no ato de fechar um negócio no país aqui nesse conteúdo da Espanhol Fluente.

O México exerce uma posição de protagonismo na América Latina: possui a segunda maior economia da região e é o maior entre os países que têm o espanhol como idioma oficial por aqui. Além disso, a sua capital superou a marca de 22 milhões de habitantes. Atualmente, a cidade do México é a sexta mais populosa em todo o mundo. Os números são superlativos e atraem empresas, profissionais e investidores que percebem um grande mercado consumidor na capital mexicana e outras cidades importantes, como Guadalajara, Monterrey, Cancún, Juárez, entre outras. 

No entanto, o segredo para conquistar um cargo em uma empresa do país não está somente no conhecimento de dados econômicos e demográficos. Entender e se adaptar à cultura mexicana também conta. O domínio do idioma é o item mais básico. Em entrevista para a Época Negócios, a executiva Valdirene Licht falou sobre a sua experiência na gerência de empresas na Alemanha, nos EUA, Brasil e países da Ásia. Ela destacou que o México chamou a sua atenção: 

“Uma cultura muito peculiar. Eles têm o conceito do ahorita. Para nós, significaria algo como imediatamente, nesta hora. Para os mexicanos, quer dizer “em algum momento”. Por isso é fundamental fazer um follow up contínuo do andamento dos projetos e contar com prazos maiores para realizá-los, pois a chance de atraso é grande.”

Se o seu sonho é trabalhar em uma empresa do México, recomenda-se que a procura por um cargo comece em solo brasileiro. Isso porque o ideal é chegar lá depois de fazer um curso que proporcione o domínio do idioma e uma imersão na cultura mexicana, além de encontrar antes uma empresa que tenha autorização da Imigração para contratação de estrangeiros. Assim, o processo para conseguir o visto e a adaptação ao novo país será muito mais fácil.  

Os mexicanos também adoram uma confraternização. Eles valorizam muito a relação do ambiente de trabalho. Por isso, é comum que um colega de trabalho ou um sócio, por exemplo, faça convites para que um colaborador conheça a sua casa. Essa proximidade ajuda no estreitamento das relações comerciais.

Agora vai aqui uma dica básica: não chame ninguém por seu primeiro nome. Na cultura mexicana dentro dos negócios isso pode parecer um sinal de desrespeito. Você deve chamá-las pelo título correto ou, em caso de dúvidas, utilize Senor / Senora / Senorita, seguido do sobrenome. 

Gostou do nosso conteúdo especial sobre cultura mexicana e negócios? Aqui na Espanhol Fluente você não aprende apenas a falar, você fica imerso na cultura para conseguir os melhores resultados e se destacar no ambiente corporativo. Conheça já os nossos cursos!