As oportunidades criadas ao estudar espanhol

Você está visualizando atualmente As oportunidades criadas ao estudar espanhol

Espanhol Fluente mostrará 10 razões para aprender o idioma

Que estudar espanhol só tem benefícios é uma afirmação que todos irão concordar. O idioma que é um dos mais falados no mundo, principalmente na América Latina, é uma das línguas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU). Mas engana-se quem acredita que qualquer brasileiro irá compreender o hispanohablante apenas por falar português. Conhecido como “portunhol”, a junção do português com espanhol, o método tem grandes chances de induzir ao erro uma vez que, apesar da proximidade da construção de alguns vocábulos e da origem dos idiomas serem similares, há diversos casos de falsos cognatos (palavras com sonoridade e grafia iguais, mas com significados distintos) e regras gramaticais específicas a cada um deles. Para te ajudar a entender as possibilidades de aprendizado que um novo idioma oferece, a Espanhol Fluente irá listar 10 razões para estudar espanhol e já podemos adiantar que não estão por ordem de importância, simplesmente, porque todas são significativas.

1 A primeira é a abertura a infinitas possibilidades de consumo de produtos culturais. As produções audiovisuais em castelhano ganham cada vez mais espaço no cenário internacional. Some-se às icônicas novelas produzidas no México e exportadas para diversos continentes como a Usurpadora e RBD. Está sediado no país norte-americano a maior emissora em espanhol do mundo. Além, claro, dos grandes diretores como Pedro Almodóvar e Guillermo del Toro e pintores como Pablo Picasso.

2 A segunda razão, ainda nesta área cultural, é poder ler autores consagrados como Miguel de Cervantes e o seu célebre Dom Quijote de la Mancha. Além de seus compatriotas e também ganhadores do Prêmio Nobel de Literatura, os espanhóis Jacinto Benavente e José Echegaray. O chileno Pablo Neruda, o colombiano Gabriel Garcia Márquez e o espanhol peruano Mario Vargas Llosa também foram laureados pela Academia Sueca e são referências na América Latina.

3 A terceira razão é a música. Certamente você já teve algum momento importante da sua vida em que a trilha sonora foi escrita ou interpretada por um cantor nativo do idioma espanhol. Cantantes como Maluma, J Balvin, Shakira, JLo, Alejandro Sanz, Ricky Martin e Mercedes Sosa são expoentes latinos e europeus no cenário musical.

4 A quarta razão é científica. Estudos da Universidade Estadual da Pensilvânia indicam que se tornar bilíngue auxilia no desenvolvimento da capacidade de realização de mais de uma tarefa ao mesmo tempo, já que o cérebro é treinado para tal ao ser estimulado quando se tem essa troca de pensamentos constantes em idiomas distintos.

5 A percepção mais ativa é o quinto motivo. Pessoas que falam mais de um idioma possuem maior capacidade de concentração e velocidade para distinguir informações importantes a serem absorvidas.

6 E chegamos à sexta razão: a empregabilidade. As empresas estão cada vez mais exigentes quando se trata de processos seletivos. Assim, a habilidade de ser fluente em espanhol aumentará exponencialmente as suas chances. A internacionalização de diversas empresas e a popularização do home office abriram portas para se trabalhar, de forma remota, para organizações baseadas no exterior.

7 Ter independência nas viagens é outro fator a ser levado em consideração. Ao dominar o idioma do país em que se estar de férias ou a trabalho dará a oportunidade de mergulhar na cultura local e conversar com os nativos sem a ajuda de um tradutor. Certamente, a sua jornada se tornará muito mais interessante.

8 A oitava razão é voltada aos que pretendem estudar no exterior. Diversas universidades do mundo possuem programas para estrangeiros. Porém, a maioria das instituições de ensino exigem teste de proficiência.  Ainda que esteja estudando no Brasil, o conhecimento do espanhol irá possibilitar o aumento do leque de opções para pesquisas acadêmicas.

9 O nono e penúltimo motivo da nossa lista para se estudar espanhol é ter a possibilidade de enxergar o mundo com outra visão. Certamente, ao ter o domínio do idioma, a visão crítica do que acontece no Brasil e no mundo se torna mais densa e embasada em argumentos verdadeiros.

10 Por fim, estude espanhol pelo desafio de aprendizagem! Curta as aulas. Não se preocupe apenas com o objetivo final que é, evidentemente, legítimo: a fluência. Celebre cada conquista alcançada desde um vocábulo novo até o livro em castelhano lido.

Para te ajudar nesse processo, a Espanhol Fluente tem um curso que se adequa à sua realidade! Entre em contato vamos explorar esse idioma mágico juntos!